-

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Paulo e Estêvão

Noutro dia, estive em São Paulo, desci do metrô na estação São Bento, e acabei visitando a igreja homônima, muito bonita. Vitrais e muita madeira, nenhum ouro, pouco luxo, mas principalmente impressionaram-me 12 estátuas, uma para cada Apóstolo de Cristo. Detive-me à frente de cada um, notando seus nomes, Pedro, João, Tiago, Tomé, Mateus, Tadeu, Tomé, Simão, Filipe, Bartolomeu, enfim, notei serem 12, como esperava, tinha outro Tadeu, e não vi, claro, Judas entre eles, afinal o traidor não poderia estar entre os santos, enfim, mas ali estava Paulo, para mim, naturalmente, sempre pensei que ele era um dos que seguiram Cristo, durante sua peregrinação em sua passagem por aqui.

Antes, notava que minha filha lia o livro 'Paulo e Estêvão', psicografia de Chico Xavier. Ao terminá-lo, ela dissera que eu tinha que ler esse livro.... E assim o fiz, na volta da viagem .... e descobri!! Paulo não era um dos 12 andarilhos que seguiam Jesus. Era, sim, à época de sua ressurreição, Saulo de Tarso (nascido na cidade de Tarso), um jovem judeu, senhor da Lei de Moisés, a caminho de se tornar um grande nome do Sinédrio, em Jerusalém. E assim, sendo, como guardião, execrava e perseguia os seguidores do carpinteiro, os pregadores do Caminho, que era como eram conhecidas as primeiras igrejas. 

Somente após uma visão que teve, os arredores de Damasco, quando Jesus apareceu, apenas a ele, e não aos dois soldados que o acompanhavam, deixando-o cego, por algum tempo, mas em que pôde ver a luz, e começou sua aculturação na palavra de Cristo, e se exilou no deserto por muitos anos, a mudança de nome para Paulo, e começou a peregrinação de doutrinação, que rodou o Oriente Médio, e veio até a Espanha, e depois a Roma, onde aconteceu aquele desfecho que muitos conhecem. E a escrita das famosas Epístolas de Paulo. Eu havia me esquecido disso tudo. Foi tudo novidade pra mim, foi muito bom. 

E quem é Estêvão, que forma a dupla do nome do livro? Desse, eu nunca ouvira falar, e nem vou falar aqui, para não dar mais spoiler. Só digo que é uma saga apaixonante! E foi bom conhecer a origem de muitos nomes, em especial do nome Abigail, em verdade, uma santa, na acepção do termo.

Noutro dia, após terminar o livro, de repente apareceu a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o ele, e agora vem o filme 'Paulo, o Apóstolo de Cristo'. Muitas coincidências.

O filme é com Jim Caviezel, que representou Cristo no filme 'A Paixão', de Mel Gibson, a mais realista de todas as versões cinematográficas sobre o tema, e que mudou a vida do ator, que sumiu das telas, e virou um pregador da palavra de Cristo, e apenas voltou agora para encarnar São Lucas, em sua experiência junto a Paulo, já no final da vida. Vamos conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário