-

domingo, 11 de fevereiro de 2018

In the Oscar Mood - Part III

Seguindo meus relatos sobre o Oscar 2018... os outros dois, nos links abaixo
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2018/02/in-oscar-mood-part-i.html
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2018/02/in-oscar-mood-part-ii.html

Começo este com o episódio mais inusitado desta temporada. Ridley Scott (diretor de Alien, Gladiador e outros) resolveu reviver um histórico episódio, o seqüestro do neto de John Paul Getty em 1973, que ficou mais notório ainda porque o avô se recusou a pagar o resgate, e o neto acabou tendo sua orelha decepada, quem viveu a época se lembra e, por se tratar de história, é um spoiler que me permito revelar. Era o filme `Todo o Dinheiro do Mundo`. Chamou para encarnar o multibilionário o grande Kevin Spacey (Seven, K-Pax, Beleza Americana, e outros), teve que envelhecê-lo, afinal Getty já passava dos oitenta à época, dirigiu o filme todo, soltou os trailers, e estava pronto para exibi-lo quando estourou o escândalo: Spacey, assumido homossexual há tempos, foi acusado de assédio por um colega da indústria e, como é comum acontecer, outros acabaram dizendo que houve outras ocasiões. Nesta época de caça ás bruxas, o filme estaria condenado ao boicote mundial, então Scott decidiu, bombasticamente: VAMOS TROCAR GETTY! Vejam só!!

Convocou um senhor quase aposentado, já com Oscar no bolso, que aceitou o desafio: o Sr. Christopher Plummer, o inesquecível Capitão Von Trapp de 'A Noviça Rebelde', aliás, muito mais adequado ao papel. Refilmaram as cenas, que não chegavam a 10, para isso recontratando as locações de filmagem e os atores que contracenavam om o magnata a peso de ouro, vocês podem imaginar, fez tudo em um mês e meio, e transformou o filme, de potencial boicotado a Oscarizado, afinal, o grande ator recebeu uma indicação a Melhor Ator Coadjuvante (a mãe do neto, vivida por Michele Williams, e o negociador do resgato, vivido por Mark Wahlberg, são os principais). Não sem, contudo, mais um escândalo na produção: Wahlberg ganhou 1,5 milhão de dólares pela extensão, Williams ficou sabendo, botou a boca no trombone, e ele acabou doando seu cachê a uma instituição de apoio a assediados.

A indicação de Plummer é a única possibilidade de Oscar do filme, aliás, ele é o mais velho ser humano indicado na história da Academia, aos 88 anos! Aliás (2), ele nasceu no mesmo ano da 1ª Cerimônia de entrega dos Oscar. Ele já é o mais velho ganhador de Oscar, por um papel também coadjuvante, em 2012. Se ganhar, bate seu próprio recorde. Ele está verdadeiramente espetacular, mas acabou não levando o Globo de Ouro, o que pode ser indicativo de que não levará também o Oscar.

Ah, sim, o filme!! São tantas as side stories, que ainda nem falei!!! Vale muito a pena, é tenso ver na tela a evolução dos acontecimentos. É legal ver um pouco da história do maior bilionário de todos os tempos, afinal, Getty foi o responsável pela descoberta de petróleo da Arábia Saudita, e ele já era riquíssimo quando descobriu, e era tanto petróleo que ele tinha pra transportar que 'teve' que inventar o super-petroleiro!! Enfim, é interessante ver na tela uma história que tanto marco, especialmente o momento da 'ear reduction', como li num site desses por aí. O roteirista, que se baseou num livro sobre os herdeiros de Getty, acaba modificando alguns pontos da história para dar mais emoção, isso sempre acontece, mas o resultado é bom!

Uau, este foi o filme que mereceu mais linhas até agora.

Passo para uma surpresa na lista. O filme 'Corra' passou aqui em meados do ano passado, vi o trailer, mas não me animei a vê-lo! Aí, recentemente, leio a coluna do Raphael Montes que dá uma geral dos indicados e menciona o filme como um mix  que 'começa como suspense, se torna terror e, ao final, se revela uma ficção científica', e foi o filme que ele mais gostou em 2017! Pronto, liguei o radar, e descobri que apenas uma sala ainda passava, no Downtown, e lá fomos, família e visitas. O filme é realmente espetacular, e merece as indicações a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atos e Melhor Roteiro Original! Lembra do grande sucesso de Sidney Poitier, 'Adivinhe Quem vem Para o Jantar', lá da década de 1960, que conta a história de um negro que é apresentado pela namorada branca aos pais dela? Pois e´, pare por aí! É só aí a semelhança!! O desenrolar dos acontecimentos é surpreendente, o ator, Daniel Kaluuya, para mim desconhecido, dá um show, especialmente na cena da hipnose. Aliás, nunca sente à frente de um hipnotizador, não aceite qualquer argumento!!





Um comentário:

  1. Ainda bem que li fora da ordem...Coincidiram os gostos novamente. Escrevi sobre o 3 billboards em outro post, sem ler sobre ele antes. E ainda bem que somente dps de ver o filme tb por conta de alguns spoilers que, entendo eu, você não deveria ter mencionado, como o caso do xerife, por exemplo. Na minha opinião, uma das grandes surpresas do filme! Ah, BTW, Getty Plummer tb ficará pra dps, now... rs rs rs...Sds, A2

    ResponderExcluir