-

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Star Trek 50

A AFERJ - Academia da Frota Estelar RJ - organizou um evento comemorativo dos 50 anos do lançamento de Jornada nas Estrelas na TV americana.

Para tanto, alugaram o melhor lugar possível, o Planetário da Gávea - Cúpula Carl Sagan.
Nada mais apropriado.

A programação tinha 3 eventos, um pela manhã, dois pela tarde!!

De manhã, houve um debate sobre a história da franquia, encampando 5 séries já terminadas e uma por vir, e mais 12 filmes já realizados e um que acabou de estrear. É muita história!!

Os dois eventos da tarde não me interessaram: um sobre fãs de ficção científica em geral e o último sobre o papel da mulher na franquia!

Renata descobrira sobre o evento um dia antes, mas só no final do dia vimos do que se tratava. Fosse um dia antes eu teria avisado minha pequena comunidade de Trekkies, e vários teriam ido, afinal, um feriado de meio de semana, em princípio não enforcável, em que a a alternativa era o desfile de Sete de Setembro. Só que foi muito em cima, e eu me esqueci de avisá-los. Uma pena! Teria sido uma importante contribuição ao público.

Quando chegamos, rigorosamente no horário marcado, lá estávamos somente nós e mais duas famílias. Depois, a coisa foi aumentando, mas só um pouco, chegando a 30 espectadores ao final da manhã. Minha pequena comunidade teria aumentado sobremaneira o efetivo....

A coisa começou com a exibição de um episódio dos mais famosos da Série Clássica, o Mirror Mirror, já colorizado, super legal. Kirk, McCoy, Uhura e Scotty estavam em um planeta fornecedor de irídio, para negociar a compra do elemento propulsor das espaçonaves, mas não foram bem sucedidos. Quando eram teletransportados de volta à Enterprise, uma alteração ocorreu e eles desembarcam num universo paralelo, numa Enterprise igual, mas com as pessoas muito diferentes, tanto na aparência como na personalidade, um Spock barbudo e maquiavélico, um Sulu tarado e um Chekov assassino.

Clássico! Imperdível!! Necessário!!! Excelente abertura de evento!!!

Depois, adentraram ao recinto um mediador, trajado civilmente, e os 4 debatedores, todos trajados a caráter, de várias fases da TV e do Cinema, todos Comandantes e Comodoros, títulos autoconferidos, e totalmente merecidos! Dois eram pioneiros do fã-clube, fundado em 2004, incomodados com a ausência de atividade trekkie carioca, em contrapartida a uma abundância de eventos promovido pelos paulistas e paranaenses.

Os debates foram legais, nós participamos, as preferências foram declaradas, pena que eu e Renata nada sabíamos além da Série Clássica e da Nova Geração, afinal passamos olimpicamente, por Deep Space Nine, Voyager e Enterprise, e naquele momento, nos sentimos menores... Ficamos felizes em saber que a nova, Discovery, que abrangerá uma geração antes da Série Clássica, será contada sob o viés de um tripulante, e não dos capitão da nave, como foram todas as outras. Será, finalmente, um motivo para assinar Netflix, único veículo em que teremos acesso!!

Já nos filmes, éramos especialistas, e eles respeitaram nosso lamentável estado de não termos assistido AINDA o novo filme Star Trek - Sem Fronteiras. E prometeram não contar Spoilers. E cumpriram! Mas adiantaram que é EXCEPCIONALMENTE ÓTIMO, especialmente para os fãs das séries de TV!!!


Manhã super agradável e proveitosa!!

Live Long and Prosper
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário