-

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Não-surdos, não-cegos e alfabetizados



Texto que Renata escreveu em 2007!
Até hoje continua assim!!!
______________________________
Já perceberam o erro gravíssimo que a Globo está cometendo?


Há algum tempo, a emissora começou a inserir uma cartela antes de cada programa para indicar a classificação etária do mesmo. Na cartela, há o texto escrito, informando que o programa que está para começar é recomendado para maiores de 14 anos, de 16, de 10, etc. 


Até aí, tudo bem!

Junto ao texto escrito, há também uma pessoa traduzindo o texto para a linguagem de sinais. A intenção é nobre, afinal, a Globo tenta ser uma emissora socialmente responsável.


E, no áudio, nada!!!


Em sua tentativa nobre de ser politicamente correta, a Globo esqueceu de um pequeno detalhe: surdos que sabem a língua de sinais geralmente SABEM também LER!


Então, essa nobre iniciativa da emissora é, no mínimo, um insulto para todos os surdos que se comunicam com a linguagem dos sinais!!! Eles sabem ler. Para que precisam que alguém traduza para eles o que já estão lendo em bom português?


E o erro é ainda pior. Não só a cartela oferece informações demais para o surdo como também é totalmente incompreensível para cegos e analfabetos, já que não há nenhum locutor lendo o texto escrito que está na tela.


Resumo da ópera: os surdos ficam putos da vida, os cegos ficam sem saber porque há sempre 15 segundos de silêncio antes de cada programa, e os analfabetos não têm a menor idéia da classificação etária do que vão assistir. Os únicos que se dão bem são os não-surdos, não-cegos, letrados do país, que são o que... uns 30% da população? Ou menos?


 Repassem esse email. Talvez algum dia a Globo resolva corrigir esse escorregão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário