-

sábado, 30 de janeiro de 2016

The Guardian se tornou Escarlate

Neste link, uma incrível resenha do The Guardian, jornal britânico,
sobre A Arma Escarlate, um livro brasileiro,
e mais que isso, um livro de minha filha Renata!!!

http://www.theguardian.com/childrens-books-site/2016/jan/29/the-scarlet-weapon-renata-ventura-review
Foi demais!!

Se , preferir, pode ler a tradução aqui, feita por um de seus leitores.
_____________________________________

Review – A Arma Escarlate, de Renata Ventura

 Harry potter é um fenômeno global, não há como negar. Cada Fã de Potter em todos os cantos do globo já desejou profundamente que Rowling criasse uma escola de magia e bruxaria equivalente a Hogwarts em seus próprios países.

 Mas e se isso se tornasse realidade? Não escrito pela própria Rowling, é claro, mas por escritores familiares com suas próprias culturas nacionais e criaturas mitológicas.

 Renata Ventura, uma escritora brasileira e fã do trabalho de Rowling, movida pelo mesmo desejo de ver uma escola de magia em seu país, aceitou o desafio e escreveu sua própria série de livros

 Considerando que o Brasil é um dos maiores países do mundo, muitas vezes maior que a Inglaterra, apenas uma escola de magia não seria suficiente para conter todos os adolescentes estudantes do país. Então, ela criou ao invés disso, cinco escolas brasileiras no seu livro “A Arma Escarlate” - uma para cada região do país – e a localizada no Rio de Janeiro está escondida dentro da montanha do Corcovado! (a famosa montanha com a estátua do Cristo! Embaixo do nariz do mundo todo).

 Decidindo seguir o caminho oposto ao Harry Potter de Rowling, Renata escolheu um anti-herói para seu personagem principal, o que dá ao livro um ritmo completamente novo!

 O protagonista, Hugo Escarlate, é excitante de uma maneira totalmente diferente. Imagine uma espécie de Snape adolescente com um toque de Draco Malfoy como personagem principal, mas com um temperamento muito mais brasileiro. O resultado é esse impressionante bruxinho, nascido em uma violenta favela do Rio, que descobre que é um bruxo durante um tiroteio e entra na escola de magia com o único objetivo de aprender magia suficiente para matar os criminosos que ameaçam sua família.

 Matar – Não ferir. E acredite, Hugo não é exatamente a criança mais gentil da rua. Ele é agressivo, um pouco impulsivo, muito arrogante e possui muito desejo de poder (não dêem uma varinha pra esse garoto, pelas barbas de Merlin!)

 Os personagens de A Arma Escarlate são um dos muitos pontos fortes da história: todos são muito bem construídos, e possuem suas próprias histórias e traumas pessoais, fazendo com que cada leitor simpatize com um personagem diferente. Renata não esquece de nem um único personagem enquanto eles crescem e mudam durante a saga, que já possui dois livros lançados.

 O outro grande mérito de seu trabalho é como Renata insere magistralmente a cultura brasileira e os problemas sociais na história, colocando um incrível toque brasileiro a seus personagens e a seus problemas como bruxos

 A agressividade de Hugo, por sinal, é fruto do ambiente violento onde ele costumava viver: uma favela sem qualquer assistência de programas sociais ou do governo. Ele não teria sobrevivido até os 13 anos se não fosse agressivo. Por esse motivo, o livro de Renata é um grande ampliador de horizontes!

 Hugo tem tanto potencial de ser uma boa pessoa que nos emocionamos toda vez que ele acerta e nos entristecemos cada vez que erra, fazendo com que não apenas ele, mas as milhares de crianças sobrevivendo miseravelmente nas ruas, sejam mais reais para nós

 A magia é outro delicioso portão para dentro do Brasil. Ela é feita inteiramente com linguagens de tribos indígenas antigas, e as criaturas que Hugo enfrenta são todas retiradas de mitos e folclore brasileiro, o que faria dessa leitura imensamente interessante para qualquer leitor de fantasia da Inglaterra

 Infelizmente, A Arma Escarlate ainda não possui tradução para a língua inglesa. De qualquer forma, há esperança de que isso mude em um futuro próximo

 Por fim, gostaria de chamar a atenção para um projeto chamado “Potter em Orfanatos” que visa trazer um pouco de magia para aquelas crianças que infelizmente não foram liberadas da vida institucionalizada. O projeto foi criado por Renata e já possui mais de 5 mil pequenos membros! Mais informações no Youtube

3 comentários:

  1. Homerix,

    Genial. Fiquei maravilhado com o que li. Parabéns à Renata e aos perseverantes pais que estimularam o desenvolvimento da nossa criativa escritora.

    O comentário "Unfortunately, The Scarlet Weapon (A Arma Escarlate, in Portuguese) still has no translation into the English language. However, there is hope that this might change in the near future!" estimula o projeto da tradução das obras para o inglês e mesmo para o espanhol.

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    A Arma Escarlate a produzir referência positiva para o Brasil. Ajuda a atenuar a esculhambação, que o partido de similar cor tem levado o país nos últimos 12 anos e que nos tem deixado vermelhos de raiva e de vergonha.

    ResponderExcluir
  3. WOW!!!! Que maximo!!! Divulgando :)

    ResponderExcluir