-

sábado, 26 de dezembro de 2015

A passagem, o conforto, a lembrança, a surpresa!


Amigos, não alardeei  sobre o passamento de meu irmão, apenas informei a parentes, a amigos dele no Facebook e também a uns colegas, para explicar a ausência.
Quando voltei a publicar coisas, passei minha mensagem de fim de ano e comentei que o fazia, após passado o choque de uma perda familiar.
A quem perguntava qual fora a perda, eu mandava esta mensagem

_________________________________________
Obrigado por perguntar!!
          Perdi meu irmão Flávio. Ele tinha 70 anos.

Foi ataque cardíaco após uma caminhada de 20 metros a caminho de casa, em São Paulo, na última segunda-feira. Ele vinha de um momento feliz. Mas parece que sabia o que ia acontecer. No final de um prolongado almoço de fim de tarde no restaurante de sempre, ele abraçou a todos, desde os proprietários até os atendentes e a cozinheira, disse que gostava muito de todos eles, e pediu que anotassem o telefone do Leandro, seu filho. Vinte metros depois, ele desabou de seu metro e noventa, para não mais voltar. Ele tinha uma expressão tranquila, o Leandro disse que até parecia sorrir quando o encontrou já no hospital.
No último encontro familiar, no sábado anterior, na casa de um primo em Campinas, uma benção, pois viu um primo que não via há anos e sobrinhos que não via há mais de década, ele declarou que gostaria de ser cremado.
Assim o fizemos.
A cerimônia foi simples e linda!
Escolhi uma prece  e duas canções que ele gostava.....
Era  a Prece de Cáritas, que minha filha gravou lindamente, pena que não consegui colocar lá.
Mas foi bonito mesmo assim

Abraço e obrigado pelo interesse!!
__________________________________

Agradeço às condolências,  e compartilho uma delas, e em seguida explico porque ela me tocou um pouco mais....
Querido Homero,
Compartilho com vocês este momento de tristeza pelo falecimento do Flávio. Não o conheci, mas me acostumei a ler seus comentários nos posts do Blog do Homerix, alguns engraçados, todos oportunos. Que pena que partiu, deixando saudades em todos que o conheceram!
 
Deus estava sentindo sua falta, afinal não se encontravam face a face há 70 anos, e o convidou para a grande festa. E ele aceitou, se despediu de todos e partiu sereno e feliz. Fico a imaginar o mestre de cerimônias do Paraíso nos preparativos da grande festa que será realizada no céu para recebê-lo. E, de lá, ele estará intercedendo ao Criador por cada um de vocês que o amaram e o fizeram feliz.
Que Deus o abençoe e o conduza na jornada rumo à morada eterna e console a vocês pela separação.
Um forte e solidário abraço,
do amigo Flávio Altoé
Ah, um último comentário ... que lindas canções vocês escolheram para a despedida! Fiquei arrepiado só de imaginar quão sublime foi aquele momento. A Prece de Cáritas é de uma beleza indescritível e o vídeo da Renata ficou belíssimo!!!
_____________________________________________

O amigo Flávio deu uma confortante explicação para a partida do meu irmão Flávio, como se fosse um convite para um reencontro, mas o que me tocou mesmo foi como ele disse que conheceu meu irmão pelos breves comentários que ele fazia em meu blog. Poucas pessoas lêem os posts, mas raríssimas lêem os comentários. Fiquei muito feliz que esses, em especial, chamaram a atenção de alguém. Que bom!! Flávio deve estar sorrindo, lá em cima, em meio ao papo que está tendo com quem quer que seja, contando suas venturas e desventuras aqui nesta passagem pela Terra, relembrando o que fez de bom e lamentando os maus passos.
Recebi este comentário ontem de noite.
Fui dormir mais feliz, com os olhos marejados,  mas feliz...
Hoje cedo, foi o Facebook que me deu mais uma pequena alegria, relembrando o último Natal de meu irmão, em 2014, quando fomos recbidos por meus compadres Joni e Sandra, registrado nesta foto, com descrição abaixo.




Euzin, muié, fia, manu véio, subrin, sógrin, cumpadi, cumadi, fiada, mana du cumpadi, cunhadin, sógrin da cumadi, namorado da fiada e cahorrin dele.
 Esse foi o Natal di nóis, otru dia, sô.

_________________________________________________

Flávio registrou o prazer que foi aquela noite, neste comentário, à época.

O Natal mais gostoso de meus últimos anos.
Leandro e eu agradecemos Joni e à Sandrinha,
agradecemos-lhes a fidalguia da recepção.
E a meu irmão e à minha cunhada...vocês são anjos em minha vida.Obrigado.


_________________________________________________

Finalmente, pra quem acredita, meu sobrinho Leandro já teve um sonho legal. ele me escreveu....

Aliás, eu sonhei com o pai viu...Ele estava em pé e feliz , com uma roupa clara e uma luz branca em volta do corpo todo dele. o melhor foi que ele estava de bengala daí olhou pra mim, sorriu e jogou a bengala no chão e saiu andando e sorrindo...ele tava com a figura da época de saudável bonitão e firme... chorei de alegria em saber que ele está iluminado e feliz ...

3 comentários:

  1. Homero, meus pêsames, somente vi eu post hoje, domingo. Abs, f aiube

    ResponderExcluir
  2. Homero,
    revendo este post, as fotos do tio Flavio, as mensagens carinhosas...estao voltando `a mente muitas das lembrancas dos momentos que convivi com ele, e um fio de lagrima escorre dos meus olhos. Quantas vitorias, quantas historias, como do susto que preguei nele quando, trabalhando nas ferias na central de reservas do hotel, no centro de Sao Paulo, ele me incubiu de fazer um deposito no banco ao lado do predio, e eu, sabedor da aversao dele a "coisas de hospital", voltei com um tampao de gaze sobre um dos olhos dizendo que tinha sido atacado por um "trombadao"....nunca vi alguem ficar branco em tao pouco tempo. E quando passiei num carro importado pela primeira vez, com cerca de 8 anos, no Mercury Cougar do tio Flavio. E quando ele me mostrou o seu novo nene la em Itapetininga, na casa da vovo, o Leandro. Enfim, sabemos que este momento e so uma passagem, mas da um aperto no coracao saber da separacao. Tio Flavio, guentai que logo a gente se encontra. Abracao Junior

    ResponderExcluir
  3. Meu querido tio. Hoje, 19 de Fevereiro, seria (ou é) aniversário do pai! Saudade do cacete e não poder passar a mão no telefone e desejá-lo feliz aniversário é uma M..... . Mas como disse ao Lê hj, por mensagem, apesar de dificil, devemos celebrar! Celebrar e lembrar! Lembrar e celebrar o grandissimo pai, irmão, amigo, lider, que ele foi e agradecer sempre por ser filho dele.
    Tenho, sempre tive e sempre terei mto orgulho do velho, principalmente com as porradas que tomou na vida. Fico muito feliz quando vejo o carinho que pessoas (familia e amigos) se referem à ele.

    Serei eternamente grato pelo pai que tive e o quanto aprendi com ele.
    Sempre terei um sorriso no rosto quando lembrar do velho (Principalmente ao ouvir um jogo do Peixe na Jovem Pan AM 620, num domingo a tarde, narrada pelo Nilson Cesar)rsrs!!

    Grande beijo a vc, meu querido tio, e a todos ai!!!!

    Love you!

    ResponderExcluir