-

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Criações da Pintada - A Origem

Almoço com amigo que não via há tempos...
Ele conta o que faz nas horas vagas...
Em ambiente bucólico mineiro ...
Produtos fofos, cremosos...
Consistências únicas ....
Técnicas incríveis...
Também simples...
Parece ótimo...
Pedi texto...
Escreveu...
Mostro...
Aprecie ...
E imagine ...
E saboreie ...
E se encante...
E  encomende...
________________________________

Amigos,

Como alguns de vocês sabem, juntamo-nos 3 amigos - Rafael, Mamede e Geraldo - para um trabalho de profissionalização da fazenda do Mamede e divulgação dos produtos das comunidades rurais vizinhas.
Os e-mails que vocês vêm recebendo do endereço criacoesdapintada@gmail.com são nossa forma de divulgação, além do boca-a-boca e de nossa página no facebook, htps://www.facebook.com/CriacoesdaPintada/?fref=ts
Caso queiram conhecer (e já pedindo perdão pelas licenças poéticas), eis o que estamos fazendo:
Ainda estamos engatinhando, conhecendo e selecionando produtores, refinando seus produtos e elaborando nossos próprios. Nossa lista, portanto, será algo sempre em evolução: função de disponibilidade em cada estação, da qualidade do que selecionamos, e, não menos importante, de nossas criações, testando receitas antigas, ora esquecidas, e redescobrindo técnicas tradicionais de preparação - sempre no fogão à lenha e no tacho de cobre (quem me conhece sabe que minha cozinha sempre foi um laboratório de alquimia).
Estamos, também, desenvolvendo métodos biodinâmicos de cultivo e criação, com a intenção de usarmos os frutos das terras da Fazenda na maior parte de nossos produtos. O plantio de novas roças (inclusive de olivais!) e a seleção dos animais farão surgir novas guloseimas - quem provou o pato lá em casa sabe do que estou falando!
Propomos, com isso, o resgate de sabores antigos, caseiros, uma ligação direta com o campo, com produtos de identidade cujos autores conhecemos e de cujos processos participamos. Aos poucos vamos descobrindo produtores fantásticos, praticamente escondidos na Serra da Mantiqueira. Alguns produtos refinamos, apuramos - a cachaça e o queijo; outros trazemos em seu estado mais bruto - o mel, como não se encontra igual, tal qual saído da colméia.

O nosso nome é uma homenagem aos habitantes originais (ainda atuais) das terras da fazenda. Por se situar no topo da Serra da Mantiqueira e estar totalmente cercada de matas, é local de visitas frequentes de onças-pintadas, que lá encontram abrigo dos caçadores e fartos provimentos (as ovelhas não acham isso tão bucólico...).
____________________________________________________
Ah, sim, os Produtos??
E as Técnicas??
E os Segredos??
 
 

2 comentários:

  1. Gostei muito Homero ! O texto e as fotos atuaram como um "oásis " no meio dos assuntos áridos do dia a dia !
    Muito Obrigado por compartilhar conosco.
    Sds, Mauri

    ResponderExcluir
  2. Excelente post Homero.
    Abs. Marcelo

    ResponderExcluir