-

sábado, 6 de dezembro de 2014

Fortaleza Renata

Renata já está em Fortaleza.

Serão 9 dias de Standing Sales, ou seja de ficar em pé com um sorriso estampado no rosto, perguntando aos passantes: Você conhece meu livro??

Ela está torcendo pra ser como na última Bienal, em São Paulo, ao final de cada dia, cãibras nos dedos!! Renata aposta muito em seus fãs cearenses.

Uma delas, Kamilla Celles, já terminou de ler A Comissão Chapeleira (ACC) e escreveu uma resenha linda. Como disse Neusa em sua publicação no facebook:
Fico muito orgulhosa em ver como a minha filha está conseguindo alcançar seu objetivo: atingir o coração das pessoas e ajudá-las a tornarem-se pessoas melhores.
É exatamente isso! Vejam só o que Kamilla disse:
Terminei ACC e fiquei com uma sensação estranha. Nunca senti tantas coisas ao mesmo tempo. O fato é que não tem como ficar imune. É um livro marcante de várias formas; de formas inimagináveis. Um livro que realmente vai mexer com você, no sentido literal da palavra, te sacudir, te tirar da zona de conforto, te fazer pensar, repensar, pensar de novo e ainda mais uma vez. Não tem como terminar do mesmo jeito que começou. Não tem como não começar a enxergar a tudo de forma minimamente diferente. Obviamente, AAE é ótimo, e sempre vai ser especial pra mim, mas ACC superou todas as mais elevadas expectativas! O amadurecimento dos personagens ajuda no nosso próprio. Os problemas, as tensões, as dores agora bem mais aprofundados nos fazem sentir também mais profundamente e despertam a nossa empatia, o se colocar ou tentar se colocar no lugar do outro. Mas, entre tantas experiências marcantes dentro de um livro só, a que eu mais valorizo é a desconstrução do ódio. Entre as muitas coisas que eu aprendi lendo ACC, uma se destaca, e eu peço licença ao Ítalo pra usar as palavras dele, que definem muito bem o que eu quero expressar:
"...antes de dizer qualquer coisa, eu paro e penso. Penso em todas as possíveis consequências do que eu pretendo dizer ou fazer. Penso se aquele ódio que eu estou sentindo vai fazer bem a mim - e, acredite, nunca faz bem odiar alguém. Ainda mais sabendo que ódios são passageiros e morrem no momento em que a gente passa a conhecer melhor a trajetória de quem a gente odeia."

Depois disso, só resta o agradecimento a Renata, que consegue me surpreender sempre, e de forma muito positiva. Nessa Bienal, vou te dar o maior abraço do mundo, porque o que você faz com as palavras não pode ser chamado de outra coisa, senão magia. Obrigada! 

Caiu uma lágrima!!!

Uma pena que a Editora Novo Século mais uma vez bobeou, não verificou seu estoque de A Comissão Chapeleira, que acabou!! Só tem pelo Brasil os que estão nas lojas.... mais uma vez...! E não vai dar pra imprimir até o final da Bienal!!




Um comentário:

  1. Homerix,

    Excelente notícia. Muito bom ver a Renata ampliando seus horizontes e contribuindo para a formação intelectual das novas gerações. Precisamos de notícias como esta, que nos proporciona alegria. Não lamente a "bobeada" da editora, essa é uma indicação que a a Renata volta a superar as expectativas.

    Por outra parte, comecei o dia por aqui com uma triste manchete no jornal mexicano Reforma: "Alcanza a 170 empresas red de moches en Brasil". Como toda crise proporciona oportunidades, a que que se evidencia é que temos a extraordinária oportunidade de passar o Brasil a limpo. Gostaria que essa onda de limpeza se estendesse à toda América Latina, para que esse câncer da corrupção e fraudes seja extirpado, e que a sociedade tenha conciência do dano e passe a cobrar a efetiva responsabilidade, sem fazer vistas grossas ao assistencialismo que cria dependências e vícios e mantém o status quo do poder.

    ResponderExcluir