-

domingo, 5 de outubro de 2014

Eleitorais


Cansativo o JN de ontem, pois mostraram resultados de pesquisas Presidência e 7 Estados, TODOS duas vezes, contando com a dos votos válidos, por DOIS institutos de pesquisa e EM TODAS as 30 descrições, explicando o tal do 95% de confiabilidade, e a margem de dois pontos percentuais para cima e para baixo, e os empates técnicos. Pra que isso tudo?


Alias, declaro que continuamos invictos. Nunca estivemos, eu ou qualquer membro de minha família, em nenhum dos conjuntos de duas mil e poucas pessoas entrevistas pelo IBOPE ou pelo Data Folha. E você? Cheguei a fazer uma enquete no passado
quando eu tinha mais feedback, e era a mesma coisa com a maioria de meus correspondentes.

O debate global foi bastante divertido e elucidativo, para mim, sobre as possibilidades do segundo turno quase certo.... dá pra ter alguma esperança ....

No site de fãs escarlates no Facebook, surgiu uma eleição bem mais divertida. Discutiam em quem os Pixies votariam. Deu Viny com Luciana Genro, Caimana com Eduardo Jorge, Índio com Aécio, Capí com Marina ou Eduardo Jorge, e Hugo, claro, com Dilma. 

Os que já leram A Arma Escarlate e se apaixonaram pelos personagens, terão condições de discutir!!! 

E as discussões foram acaloradas!!!

4 comentários:

  1. Ainda não me conformo que meu Índio votou no Aécio. Mas fazer o que né? É a cara dele -.-'

    ResponderExcluir
  2. Costumo perguntar a todos se já foram entrevistados, e até hoje ninguém me respondeu afirmativamente. Sou descrente com as pesquisas há algum tempo... O atual prefeito de Curitiba estava em terceiro colocado na pesquisa do Ibope em 2012 e com uma certa distância para o segundo (acima da dita margem de erro). Mas na urna, passou o segundo colocado, supreendendo a todos, e venceu no segundo turno.

    ResponderExcluir
  3. Já trabalhei esporadicamente para o Data Folha, antes de 2001, fazendo pesquisa na rua, quando o FHC ficou 10 anos sem fazer concurso para a Petrobras...pelo menos naquela época a pesquisa era séria. Agora não posso dizer a mesma coisa, pela comparação dos resultados apurados e as eleições...e já fui entrevistada pelo Ibope, também nessa época. Mas não conheço ninguém mais que tenha sido entrevistado, mas a pesquisa é muito disseminada pela cidade e cada entrevistador perguntava para cerca de 12 pessoas em um dia, em dois locais diferentes. O que eu notava era que se nós quiséssemos, poderíamos influenciar diretamente o entrevistado, é como trabalhar nas eleições de mesário...se as pessoas fossem desonestas, daria para mudar o resultado de uma apuração só influenciando as pessoas na hora de votar. Ainda bem que nunca vi nenhuma insinuação, mas que tem espaço para isso, tem.

    ResponderExcluir
  4. Homerix,

    Entra governo e sai governo e a educação no país não avança. Seria intencional? Um país de gente educada de verdade, cumpre os seus deveres e cobra os seus direitos, sem a pecha do assistencialismo, que tem se convertido numa enorme enfermidade e um ciclo vicioso, entre outros vícios como a corrupção que drena recursos das nossas prioridades como educação, saúde, segurança e habitação, no âmbito da América Latina. Precisamos educar as nossas populações e as novas gerações, para que tenham visão crítica e intelecto desenvolvido para efetivamente sairmos dessa gelatina grudenta que nos prende ao enésimo mundo (n>3). Educação para todos de verdade é a melhor solução e o melhor investimento. Chega de conversa mole e enrrolação.

    ResponderExcluir