-

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Um jogo que virou filme

Meu amigo Gico inspirou-se no jogão belga-americano e escreveu esta pérola:

Se o caro leitor perdeu o jogão de ontem entre Bélgica e Estados Unidos, não procure o videoteipe, burro como já sentenciou Nélson Rodrigues, por ser um instrumento isento de emoções. Aguarde o filme épico em um cinema perto de você. Recheado de clichês, mas baseado em fatos reais, estreará na semana de 4 de julho de 2017, a tempo de concorrer ao Oscar antes do torneio mundial em Moscou, no ano seguinte, segundo Putin, a Kopovich das Kopas.Na parte do mundo subordinada a Hollywood, onde os amantes da sétima arte não raro são obrigados a aturar roteiros extraídos de beisebol e boxe, será um alento. By the way, não é à toa que os livros de Hemingway, Philip Roth e Paul Auster serão sempre melhores que os respectivos filmes.O goleiro Howard será o super-herói da vez. Careca e com escura e espessa barba, o arqueiro tem a aparência de um talibã, mais parecendo o guardião da equipe dos internos de Guantánamo. Subliminarmente, atingirá o objetivo do roteirista que trabalhará o presente argumento, já que possui a fisionomia perfeita para ir mudando o conceito do espectador WASP ao longo do futuro blockbuster.A Bélgica é a sede da Comunidade Europeia, entidade multilateral liderada pelos alemães – outra vez os germânicos -, que deseja tirar dos EUA a hegemonia sobre o comércio mundial, sobretudo o de armas, bem como, travestida de aliada, minar a supremacia americana nas negociações de paz, uma aparente incoerência a ser esclarecida no decorrer do filme.A metáfora futebolística, que tantos votos já rendeu no hemisfério Sul, atingirá o norte de forma avassaladora, obrigando o presidente dos Estados Unidos a abandonar uma reunião sobre a paz no Oriente Médio para acompanhar o jogo entre Portugal e Estados Unidos em uma poltrona do Air Force One.Questionada pela imprensa republicana, uma linda assessora de imprensa da Casa Branca – Scarlett Johansson, que bate um bolão? - justificará a atenção do chefe nos 90 minutos que classificaram a equipe americana para as oitavas de final.
Na sequência, a Casa Branca estará mobilizada para o jogo seguinte, no mesmo dia em que o amigo Sarkozy, o único que enfrentava Angela Merkel, é preso na França. Sugestão de diálogo: “Como dizem os locais, tá tudo dominado! Por causa do voto dos hispânicos na Hillary, agora ainda tenho que deixar de ver basquete pra ver isso!”, lamenta Denzel Washington ao secretário de estado.   
O jogo começa e, em 90 minutos, 36 bolas são atiradas contra a meta americana. Howard pega tudo, de pé esquerdo, pé direito, barriga, peito, mão trocada, enquanto que apenas 5 chegam à meta belga.  Howard consegue levar o jogo para a prorrogação, mas logo aos dois minutos, um ruivo consegue fazer 1 a 0. Logo após, um negro fortíssimo e descansado amplia o placar para os belgas. Aí, na segunda etapa da prorrogação, entre lágrimas e câimbras, desperta o sonho americano. Green marca e começa um bombardeio à meta defendida pelo gigante Courtois, a cara do Sarkozy com 2 metros de altura.No último segundo, aparece a chance. Entretanto, em slow motion, a bola é atirada para fora. A câmera fecha nas lágrimas de Howard, que se fundem com as derramadas por Scarlett Johanson, que apostou um strip tease na vitória dos EUA. Enquanto os traidores da pátria exigem o pagamento da aposta, Michelle Obama acaba com a festa aos pontapés.Na tela, surgem os dizeres: 24 anos mais tardeO filho de Howard e Scarlett Johanson está defendendo os Estados Unidos na final da Copa de 2038, disputada no July 4th, no mesmo estádio da final de 1994, em Pasadena, Califórnia, reformado por exigência da FIFA por empreiteiras brasileiras, as únicas que detêm o padrão da boa engenharia. Eu escrevi Califórnia! A que o caro leitor pensou fica no Texas.Howard Jr pega o último pênalti da disputa contra a Rússia, em nome dos velhos tempos. Obama (Morgan Freeman) pula de alegria na arquibancada, abraçado aos pais orgulhosos.THE ENDAntes dos créditos, surgem os dizeres:Howard de tal foi contratado pelo Real Madrid em julho de 2014 para o lugar de Iker CasillasSarkozy foi solto mediante fiançaTodos os direitos reservados à FIFA e a Sérgio Bandeira de Mello. Negociações para merchandising com o autor do argumento. Aceitamos companhias aéreas para os aviões vindos de Gana e da Nigéria.

3 comentários: