-

domingo, 22 de junho de 2014

Saudosista?

Flávio, do alto de seus quase 70 anos, diz:
Não me agrada a seleção. Esta é a 14ª copa que acompanho, com discernimento, embora aos 5 anos em 1950, retive na memoria o olhos de nossos pais lacrimejando junto ao radio no Maracanazo. Mas não posso dizer que acompanhei as copas de 50 e 54 e, portanto, os excluo. A partir de 58, sim, acompanhei a todas.
Mas não me agrada a seleção, porque não me agrada ver a bola viajar por cima do meio de campo, em ligação direta. Meio de campo que o Gerson chamava de ZONA DO PENSAMENTO, e alguns outros chamavam de ZONA DO BESTUNTO.
Falta um pensador, um cara que pare pense e organize, porque estamos lotados de qualidade nos outros setores. Temos um dos melhore miolos de zaga de todos os tempos.Um Alex , mesmo velho nesse meio de campo daria uma ferocidade mortal ao nosso ataque.Velho? Dificil aceitar passivo esse conceito.

André  Pirlo tambem é velho, Yaya Toure tambem é velho Um meia esquerda, um meia armador canhoto. Vi muitos.  Jair da Rosa Pinto, Gerson, Rivelino e tantos outros. Até um Ganso serviria. Alex de titular e Ganso no banco. Mas grandes times não podem prescindir de um meia-armador criativo, cadenciador, lançador, sem necessidade de marcar, só de cercar. Meia-armadores carregadores de bola, sinto muito. Podemos até ganhar essa Copa e eu torço para isso, mas outras fatores, como ruindade dos outros, proliferação de zebras, vão vetorizar essa conquista,  não a beleza do futebol em si. Resisto em escrever com pavor de me considerarem saudosista do tempo do futebol mais alegre e criativo. 
 Quer saber???  Sou saudosista mesmo...

Um comentário:


  1. Concordo plenamente que precisamos de um organizador no meio campo, um armador, no bom sentido. Mas discordo que o Alex ("Alexotan") tenha este perfil já que ele some do jogo, aparecendo de vez em quando com uma ótima jogada. Mas não se movimenta para receber a bola e armar o time. Temos carência deste tipo de jogador. Talvez o Ganso (irregular) e o Douglas ( idoso) e mais ninguém.

    ResponderExcluir