-

sábado, 10 de maio de 2014

Getúlio bem legal!!!!

Puxa, ando tão desanimado com a queda nos acessos ao blog que até me esqueço de comentar cinema, um dos meus carros-chefe.. Pois não é que fui na estreia de Getúlio, no muitíssimo apropriado 1 de maio e nem comentara ainda sobre o filme? E olha que ir à estreia de um filme aguardado, sem reservar, não deixa de ser uma aventura. Fui pra sessão das 6, e só consegui pra da 8:40, e ainda assim, sentamos os 3 (eu, Neusa e Renata) separados.

Ao ver a sinopse do filme e saber que retrataria apenas os últimos 19 dias de vida de Vargas, fiquei ressabiado, pois sabemos da ignorância média da população quanto a História do Brasil, ainda mais a contemporânea. Sabe-se muito mais de Cabrais e Bandeirantes e Tiradentes e Dom Pedros, do que Getúlios e Kubitschecks e Quadros e Revoluções. Na minha época era assim! Não sei como retratam essa história recente hoy día. Enfim.

O fato é que foram brilhantes! O filme abre com um Getúlio, na voz de Tony Ramos, contando o início de sua caminhada política, o período em que foi ditador, admitindo seus crimes, fala do afastamento e da volta pelos braços do povo, eleito que foi, em 1950. E só aí começa o filme pp dito, com o atentado da Rua Toneleros, com Alexandre Borges IGUAL a Carlos Lacerda. Depois, o filme se passa quase todo no Palácio do Catete, em locações reais, com exceção do quarto de Vargas, que foi preservado. E se vêem as reuniões de gabinete, aonde se destaca Tancredo Neves, então Ministro da Justiça IGUALZINHO à imagem que eu tinha dele. E o filme vai muito bem, sempre tenso, com trilha sonora excelente, transmitindo o clima.

Tony Ramos está muito bem, mas não consigo mais ter o mesmo respeito pela figura publica. Alias, totalmente dispensável o Momento Friboi do filme, mesmo sabendo da predileção de Vargas à carne de São Borja, sua terra natal!

Fiquei muito surpreso com os momentos que antecederam o ato final, em que Getúlio deixou a vida pra entrar na historia. Logo depois, volta a voz de Getúlio Ramos ou Tony Vargas narrando o final da carta despedida, com o fundo de imagens reais da comoção que foi seu enterro, com o caixão sendo literalmente carregado por um mar de gente, verdadeiramente impressionante!


Se for assistir, fique até o final, com a apresentação do elenco e as fotos dos personagens reais. Eles capricharam na caracterização.

Vale o ingresso e o testemunho. Estão de parabéns!!


7 comentários:

  1. Uma frase que me marcou no filme, e que é o retrato da politica no Brasil, é quando Vargas diz: "Em todos esses anos em que estive no poder, nunca vieram me pedir algo para o Brasil. É sempre para alguém."
    Confesso que não me liguei no "momento friboi". Achei a cena muito natural pra associar a marketing subliminar. Não reparei se a Friboi é um dos patrocinadores (é?).

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    Esse ponto notável que destacou o Fernando reflete um dos obstáculos que mantêm o Brasil ainda distante do conceito de nação, pois os interesses pessoais ou d egrupos muitas vezes ainda se confundem com os interesses do país. A propósito, e por oportuno, o jornal peruano El Comercio, em sua edição de hoje, no caderno de economia Portafolio, apresenta um artigo fo Financial Times sob o título "El exceso de amiguismo es la causa de la obsidad del gobierno de Brasil"..."En muchos países los servidores públicos abusan de sus posiciones a expensa del contribuyente"..."¿Busca un empleo para el cual apenas tiene que presnetarse, en el que puede ganar alrededor de 27 veces al salario mínimo y jubilarse anticipadamente aprovechando una generosa pensión? Si la respuesta es "si", ¿Por qué no aplica con el Congreso de Brasil?"..."A cada uno de estos socios debe asignárse su proprio ministerio. El gabinete de la presidenta Dilma Rousseff tiene 39 ministros. El año pasado, incluso creó un nuevo cargo a nivel ministerial, la secretaría para las pequeñas y medianas empresas. A pesar que todavía tiene mucho camino por recorrer para alcanzar a Sri Lanka, con 93 ministros, su gabinete es aproximadamante del doble del tamaño del la media de la OCDE y casi el doble de lo que era cuando su predecesor, Luiz Inácio Lula da Silva. asumió el poedr en el año 2003."..."Hasta el momento, el gobierno niega su problema de obsidad. Ahora que Brasil enfrenta difultades para cumplir con sus metas fiscales, el ministro de Hacienda, el Sr. Guido Mantega, anunció recientemente más aumentos de impuestos"...
    Naturalmente que, em lugar de otimizar gastos da sua generosa "estrutura de poder" o governo "estimula" a gordura, e, como conseqüência, acentua o desequilíbrio nas relações com os contribuintes, que não têm percebido os benefícios correspondentes pela quantidade de impostos que pagam, e que não têm a mesma facilidade de aumentar as receitas com uma canetada, mas que têm que trabalhar duro para sustentar os interesses que, em geral, não guardam correlação com os dos cidadãos, pois suas prioridades básicas como educação, saúde e segurança estão longe do mínimo necessário para consolidar uma nação.

    O voto consciente é o vetor da mudança.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não consegui assistir o filme mas minha filha Peggy amou. Saber que vc gostou e indica reforça o meu desejo de assistí-lo. Obrigada. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Meu comentário postado no facebook em 02/05/14:
    Ontem fui ao cinema assistir "Getúlio".Muito bom. Excelente produção e reconstituição de época. Todos os atores muito bem nos seus papéis.
    Elenco muito bem escalado. Quem for assistir, vale a pena ficar até os créditos finais para ver a confrontação das fotos dos atores com a das pessoas por eles representadas. Ficaram muito parecidos na maioria dos casos.

    ResponderExcluir
  5. Incrivel! Eu só não sei como vou não rir na hora do discurso, uma pq eu ja ria quando lia ela nos livros de história e outra pq agora vou me lembrar de "Getulio Ramos ou Tony Vargas"! hahahaha

    Eu estava com medo de ver o filme, medo de induzirem eu pensar o errado, sendo eu parte da geração que quase não conhece muita coisa sobre a era da ditadura bem menos ainda da republica. enfim. Getulio sempre foi o ícone que me salvou nas provas de história, esse sim sabia ser politico. Aquela cartada final dele foi de mestre. Enfim. acho que vou ver o filme logo logo. :D

    ResponderExcluir
  6. Homerix,

    O texto original do Financial Times, de 7 de maio de 2014, sob o título "Brazil’s love of ‘pork’ explains obesity levels", pode ser lido no site "http://www.ft.com/cms/s/0/03faf7fc-d5de-11e3-83b2-00144feabdc0.html"

    ResponderExcluir
  7. Aparece uma frase bem legal no final do filme. Alguém lembra?

    ResponderExcluir