-

quarta-feira, 26 de março de 2014

Sem Escalas Sem Sacional

O filme Sem  Escalas, com Liam Neeson é ação de primeiríssima linha.

Em 1970, Aeroporto inaugurou a era dos filmes de avião. Chartlon Heston era o heroi. Mas ele sempre foi a herói.

Vários outros seguiram sua linha, a maioria deles trash, mas teve uma sátira impecável em Airplane - Apertem os Cintos - O Piloto Sumiu. E ano passado teve O Vôo, com Denzell Washington, muito bom, mas mais psicológico, e mais tempo em terra que no ar.

Sem Escalas é full-time-flying, quase poderia ser chamado Duas Horas, lembrando a série 24. Liam é um Air Marshall (agente de segurança que viaja como passageiro comum para proteger os demais, em vôos potencialmente problemáticos), alcoólatra e marrento, que embarca num vôo NY - Londres e recebe mensagens em seu celular (e eu que pensava que eles deviam estar sempre desligados). O vilão diz que vai matar uma pessoa a cada 20 minutos caso não depositem uma obscena quantia numa certa conta! Olha, surpreendente como as mortes acontecem (e claro que elas acontecem senão o filme não durava mais que 20 minutos) e como as suspeitas sobre quem é o vilão mudam a cada momento.



E está confirmado que Liam Neeson descobriu um nicho do qual não deverá sair tão cedo. De papéis sombrios, como Oskar Schindler (sim, o da Lista), passou por românticos, vilânicos, mas ele acabou por se encontrar mesmo, foi distribuindo porrada a rodo, uma espécie de Steven Seagal moderno, com a essencial diferença de este último não se trata de um ator. Foi marcante sua atuação em Taken - Busca Implacável e sua sequencia. A frase (link) que ele fala para o vilão do primeiro ficou marcada como uma das melhores da historia do cinema. E a cena da orientação à filha para que o encontre sobre os telhados de Istanbul, no segundo, idem idem!

Claro que há os clichês (a menininha linda viajando solitária, os usual suspects,  e  o vilão explicando seus motivos logo antes do gran finale) estão presentes, mas são poucos e perdoáveis.

Grande filme. Ótima diversão. 

Não perca esse vôo, se passar por sua janela!

E vão logo, pois já está em cartaz há tempos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário