-

quinta-feira, 20 de março de 2014

O Maraca (não) é (mais) nosso

Visita de parente de fora é sempre uma oportunidade de conhecer melhor o Rio, ainda mais estando de férias...

Primo (75) de Neusa, esposa (72), filha (50) e neto (23) estiveram na cidade e fizemos uns rolezinhos cariocas com eles. Além de passeios pelos locais maravilhosos da cidade idem, têm aqueles de descer do carro. Dentre eles, um que eu jamais faria, mas que agora é uma opção interessante. Visitar o Novo Maracanã! E nós nem íamos!! Ao visitar o site www.maracana.com para ver como fazíamos para comprar ingresso pro jogo do Botafogo (o neto queria conhecer o Maraca e eu iria acompanhá-lo), acabamos por descobrir um programa para todos: o Tour Maracanã.

Contratamos a visita guiada. Impressionou o número de pessoas da minha turma, umas 30 pessoas. A maioria turistas, cerca de 40% estrangeiros. O guia, muito capaz, falava bem inglês e espanhol e arriscava o italiano e o francês. 

Primeiro, usamos os elevadores. Visitamos a Tribuna de Honra (em que só vão convidados), os camarotes (normalmente de empresas e seus convidados), o Maracanã Mais (interessante.. como se fosse um camarote grande pra quem não é convidado e quer pagar mais por um serviço completo, que inclui comidas e bebidas).

Lá de cima pudemos nos maravilhar com a modernidade da cobertura, que cobre 95% dos assentos individuais coloridos de amarelo a branco intercalado com azul.E só então notei a mágica das cores, compondo, com o verde do gramado, as cores da bandeira do Brasil, um efeito que só se percebe com o estádio vazio. Lindo!! Infelizmente, as regras FIFA, de cadeiras individuais fizeram o Maraca perder o titulo de Maior do Mundo. Agora a lotação máxima é de 70 mil. Adeus, calor humano e arquibancada e geral e  recordes em jogos e shows. O Maraca deixou de ser nosso, agora é da FIFA.

Em cima também, uma pausa para a história, e o destaque aos 5 maiores nomes do Maracanã. Zico, o maior artilheiro do estádio com incríveis 333 gols; Pelé, o maior artilheiro do estádio em jogos pela seleção, com seus 33 gols (além de ter feito lá o milésimo gol da carreira - E, o GOL de PLACA, como EU lembrei o Guia), Garrincha, a Alegria do Povo; Roberto Dinamite, o segundo atrás de Zico e, adivinhem.... o baixinho e marrento Deputado Federal Romário.

Descendo ao nível zero, vemos uma linda estátua de Zico, em bronze, dando um voleio, o busto de Garrincha e a bola (muuurcha) do milésimo gol do Rei. 

Logo depois invadimos a Zona Mista, passamos por um dos 4 vestiários, em que cada box tinha uma camisa da seleção da época da Copa das Confederações (adivinha em qual eu sentei pra tirar a foto?!). Ali mesmo, a sala de aquecimento, com grama sintética, que os jogadores batem uma bolinha (deu pra sentir o aroma de suor já instalado). Ali mesmo o guia mostra um filme. Com som estéreo altíssimo, mostrando a impressionante cena de jogadores e torcida cantando o hino brasileiro, mesmo depois de terminada a musica. E finalmente, adentramos ao gramado, pelo mesmo túnel dos jogadores. Sentamos nos confortáveis bancos de reservas. Chega-se à conclusão de que é impossível ver o jogo dali, muito menos analisar esquemas e mudar o rumo dos jogos, como é o papel do técnico.

E, finalmente, a sala de imprensa, onde eu dei uma entrevista, que registrei na foto lá de cima.                                                                                                               

Bom programa pra quem gosta de futebol... E pra quem não gosta também!!!

3 comentários:

  1. Um detalhe: em jogos noturnos a iluminação da cobertura é ligada com as cores do(s) time(s) que jogam. Por exemplo, em jogos do Flamengo usam-se as lampadas vermelhas e a cobertura fica rubro-negra. Em jogos do Botafogo, a iluminação é em branco (o preto é obtido nad partes não iluminadss). O efeito verde-amarelo presenciado na visita é para jogos da seleção brasileira.No último Fla X Botafogo a cobertura estava cor de rosa em homenagem ao dia internacional da mulher.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Excelente dica! Vou receber uns parentes do sul que sonhavam conhecer o Maracanã por fora e por dentro. Agora terão esta oportunidade... Um abraço. Desiderio

    ResponderExcluir