-

domingo, 1 de dezembro de 2013

Então é quase Natal

Recebi email de uma amiga anunciando:

Hoje é o primeiro dia do ano litúrgico, primeiro dia do ano católico...
primeiro domingo do Advento, festa móvel da Igreja, período de reflexão e preparação para o Natal...

E pensei....nunca soube disso! Mas é mesmo natural.... preparação para o Natal, para o nascimento de Cristo precisa de tempo. E os 3 Reis Magos, por exemplo, quanto tempo viajaram, para entregar seus mimos de ouro, incenso e mirra ao deus menino? Naqueles tempos, acho que nem com os camelos mais velozes fariam uma viagem em menos de 24 dias, vindos do Oriente. Bastante razoável que tivessem partido de seus reinos no dia 1 de dezembro.

O fato é que hoje, 1 de dezembro, eu me lembrei do Natal, quando fui ao supermercado. O Prezunic, que normalmente nos brinda com uma boa programação de FM, boa mesmo, nada de pagodes, axés, funks e quetais, desta vez colocou uma seleção de natalinas. Lá estavam os gingoubéis, os natais das crianças, as noites felizes, em inglês e em português. E claro, estava Simone cantando muitas delas, aliás, que grande tirada ela teve, há quase 20 anos, fazendo com que sua voz seja ouvida todos os anos nesta época. Dentre elas, 'Então é Natal', versão do clássico de John Lennon ‘Happy Christmas’... aliás, outro que teve essa brilhante inspiração e todo ano se ouve a voz dele numa crítica social disfarçada de música natalina. Genial!

Mas a música que mais me veio à memória e me fez chorar, como sempre faz, foi ‘Anoiteceu’. Fiquei cantarolando quando passava as compras pelo caixa. Ô coisa triste!!! Outra crítica social disfarçada, que o genial baiano Assis Valente compôs, certamente em um dos muitos momentos de depressão que viveu..... alguns deles que o levaram ao suicídio, por ingestão de formicida.


Pensa bem, o trecho ... 
‘já faz tempo que eu pedi, mas o meu Papai Noel, nããão veeeem.... 

com certeza já morreu, 
ou então felicidade é brinquedo que não teeeeem’ 
... é de cortar o coração!!

Nada a ver, portanto, ouvir, como acabei de fazer agora, a canção cantada em ritmo de samaba, com passistas sorridentes dançando, no Esquenta!!


Aliás, Tiaguinho ostenta no programa uma camiseta com a estampa e nome de Lennon!!! 

Certamente, ganhou muuuitos pontos no meu conceito!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário