-

domingo, 15 de setembro de 2013

Nobre Arte ainda com tudo em cima!!

Quem, diria, a Nobre Arte ainda atrai muito público e tem entre seus praticantes o artista mais bem pago do planeta, que faturou a bagatela de 100 milhões de dólares em 2012!!

Se não sabe, Nobre Arte é o codinome do velho Boxe, se bem que eu nunca soube o que tinha de Nobre a Arte de espancar pessoas na cabeça e na barriga!

Eu até cheguei a acompanhar o esporte, na época em que Luciano do Valle transmitia pela Bandeirantes lutas de várias categorias e eu admirava o estilo de Sugar Ray Leonard, a potência de Mike Tyson, e até a volta de George Foreman, depois da aposentadoria da época em que rivalizava com Cassius Clay e George Foreman. Depois veio a frustrada aposta no folclórico Maguila que foi sepultada por um golpe vira-olhinhos de Holyfield. E depois, parou. Ao menos o meu interesse na coisa. Meu Deus, fui verificar, isso foi 24 anos atrás!!!!

Depois veio o crescimento do MMA, em que o Boxe era apenas uma das Artes Marciais da Mistura e eu achei que o boxe estava relegado ao esquecimento.

O fato é que foi uma surpresa pra mim saber dos números da luta entre o americano Floyd 'Money' Mayweather, 36 anos, e o mexicano Canelo Martinez, 13 anos mais novo, e mais pesado, disputada na madrugada de domingo. O primeiro embolsou, perca ou ganhe, US$ 42 milhões, o outro, US$ 10 milhões, mesmo perdendo. O MGM de Las Vegas aonde foi disputada vai faturar US$ 400 milhões nesses dias, e TV e Patrocínios completam a conta. Mais de 500 salas de cinema mostraram a luta em sessões especiais.


Postei-me à frente do SporTV à meia-noite de sábado, assisti à outra luta, também disputa de títulos. O desafiante argentino era favorito, mas recebeu um certeiro no olho direito que inchou imediatamente, deixando-o quase sem visão. Aí, o campeão americano Garcia virou a luta e ganhou por pontos. O argentino Lavasse foi muito valente.

A luta principal teve 12 rounds e Floyd ganhou por pontos, seu NONO título mundial, em 3 categorias. Mas a luta não foi brilhante. Foi disputada, mas não teve grandes golpes. E pra falar a verdade, eu cochilei em alguns rounds. Vou aguardar a análise oficial....


4 comentários:

  1. Floyd é Floyda....
    Também vi a luta. O jovem mexicano perdeu pela inexperiência. Mas ele é muito bom e mais contundente que o antigo campeão. O Floyd joga na defensiva o tempo todo e o faz com maestria. Contra'taca e se fecha. Mas não foi uma luta memorável.
    ribor50

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    Box é esporte? Ora, por favor...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o João Figueira. O Box não é um esporte. É apenas mais uma disputa violenta, que se tornou legal a partir de fortes interesses financeiros, e onde "vence" aquele que tem os instintos animais muito superiores aos princípios humanos.

    ResponderExcluir