-

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Sucesso Papal

Dentre as pronomes de tratamento a autoridades, temos muitas Vossas Senhorias, um pouco menos de Vossas Excelências (com a sub-categoria Excrescência para a maioria dos congressistas), menos ainda Vossas Altezas e Majestades pelo mundo todo. Mas Vossa Santidade, temos apenas uma pessoas aquinhoada com esse direito neste planeta. E a pessoa que tem essa alcunha hoje, merece muito! 


O Papa Francisco deu um show na Jornada Mundial da Juventude.

Vou me esquecer das lambanças, como o engarrafamento que deixou o Papa Imóvel ameaçado por paredes de ônibus, do lodaçal em que se transformou o Campo da Fé de (!) Guaratiba, do caos urbano em que se transformou a volta dos peregrinos para casa.

O Papa deu de 10x0 na organização do evento.

E por ele, prefiro me ater somente à parte boa da Jornada, apesar de reconhecer que os moradores de Copacabana sofreram mais que o esperado.... mas quero crer que mesmo eles tenham se maravilhado com o lado papal da coisa toda.

Foi um espetáculo!! Que coisa linda!!

E que bom que foi feriado, pois eu pude presenciar ao vivo muitos momentos, pela TV. E muitos deles me levaram às lágrimas, outros às gargalhadas. Que figura espetacular! Que mensagem de amor ao próximo, de solidariedade (aquele 'palavrão'), em suas atitudes. Nem me refiro ao que ele disse, que foi sempre muito positivo, incisivo, com sua doce firmeza, uma luz que vai ser ouvida por muita gente, de qualquer religião, que devia ser ouvido pelos políticos, vou ficar apenas ao que ele fez. Ao constante e sincero sorriso, aos acenos com olhar dirigido, às bênçãos às centenas de crianças que se lhes foram oferecidas, ou àquelas figuras a quem ele se dirigiu... em tantas descidas do papa-móvel, ou em desviadas de caminho, quebrando o protocolo (pra quê protocolo?) a todo momento.

Pontos altos?

Todos os do Papa e a alegria dos peregrinos, que encheram por 4 dias o palco do maior Reveillon do mundo.

Depois de sua saída soube-se de uma entrevista exclusiva com a GloboNews, veramente un marco na história do jornalismo. Francisco dissera, durante o vôo da chegada que não podia dar entrevistas... E até entendemos, afinal, tudo o que diz tem que ser planejado com antecedência, devido à repercussão. E lá se foi mais um protocolo pro beleléu....

E na viagem de volta, o toque final! Respondendo a uma pergunta que ninguém havia feito, disse: Se um gay quer se aproximar de Jesus, quem sou eu para julgá-lo?

Pronto.... simpatia, carisma, simplicidade, e tolerância.


Estamos seguramente em novos tempos!!!

8 comentários:

  1. 196899 - Que assim seja, Homero.
    ribor50

    ResponderExcluir
  2. Sei que ainda está um pouco cedo para dizer isso, mas me parece que ele é tão (ou mais) popular que o João Paulo II. Uma coisa é certa: ele consegue ser mais simpático, mais direto e mais simples nas suas mensagens.

    Só espero que ele tenha saúde para enfrentar os desafios que tem (e que não são poucos) e que permaneça no meio de nós por um longo tempo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dele, das coisas que falou, felizmente muito diferentes de sua opinião no passado. Me preocupa o fato de estar mexendo no vespeiro que é o Vaticano, tenho medo que enfarte no banho como João Paulo I.

    Sobre a organização, que organização? Eu moro em Copacabana e foi, simplesmente, um horror! Não era possível sair nem entrar no bairro, não havia ônibus, carro só para circular por dentro, metrô só para quem tinha bilhete antecipado! Pior: as filas eram de três, quatro quarteirões, com esperas de mais de duas horas.

    Num determinado momento, resolvi comprar pães, frios e sucos no supermercado e distribuir sanduíches para aquele monte de adolescente que ia morrer de fome tentando voltar para casa!

    Outra coisa que me chocou: a ganância da organização, que cobrava dez reais por um kit lanche vagabundo com barra de cereal e bolachinhas! O comércio também resolveu lucrar em cima e subiu os preços, especialmente os restaurantes. Exemplo negativo e prévia dos eventos que virão.

    Isso sem falar na falta de educação que reinou entre, principalmente, os cariocas, outrora o povo mais cordial do mundo, que achava que tinha mais direito que os outros de estar lá e ver o Papa.

    ResponderExcluir
  4. Estimado Homero ,
    - Roma e a Igreja resolveram o problema que tinham , ou pelo menos dão um bom início na busca da retomada da popularidade da Igreja Católica.O Papa Francisco é realmente um "up-grade" que se fazia muito necessário para os tempos atuais e principalmente para os tempos que estão por vir . Fico feliz em vislumbrar esta atualização da Igreja e espero realmente que seja cada vez mais um apoio espiritual,um guia de valores e comportamentos e principalmente que seja de fato um caminho de esperança a grande massa da população.
    - Em contra-ponto, nós , o Brasil e os brasileiros, estamos longe, muito longe de resolvermos os nossos problemas ! Nem ao menos temos um sinal de que aqui podemos renovar o nosso modo de governar, de agir , de pensar .
    - Bem vamos com fé , quem sabe o Papa deixou sementes nas mentes e corações dos condutores deste país que possam germinar "up-grades" tão necessários ao nosso país !
    - Um abraço !
    MAURI

    ResponderExcluir
  5. Homero V:
    o PAPA já fez até seu primeiro milagre no Brasil: fez os brasileiros vibrarem, se emocionarem e aplaudirem um
    ARGENTINO!!!!!!!!
    ABRAÇOS,
    Brandão

    ResponderExcluir
  6. Homero,
    Foi uma das melhores e, certamente, mais emocionante semana da minha vida! A experiencia de trabalhar como voluntario foi inesquecivel. Alguns pontos:
    Sobre a organização: trabalhei no metro e vi que o mesmo nao sabe o que é planejamento, infelizmente. tomara que aprenda o quanto antes.
    Sobre o publico: os estrangeiros sabiam que era um evento de peregrinação e mal os vi reclamar, já os brasileiros... reclamavam de tudo e todos, com ou sem razão, principalmente os cariocas.
    Sobre o Papa: Me emocionou e emocionou minha "mama" em quase todos os mometnos! Que figura! Que Deus o abençoe e de a saude e força necessaria, pois certamente ele fara muito bem ao mundo!
    Vou ter que parar pra refletir durante um bom tempo sobre os tantos otimos discursos que ele fez. Sensacional!
    Por fim, Espero estar na Polonia 2016! hahahaa

    Um abraço,

    Ps: "esta es la juventud del Papa!" =)

    ResponderExcluir
  7. Homerix,

    O Papa Chico I ajudou a melhorar o astral, num momento difícil que se vive no Brasil, e criar um ambiente de conciliação e de paz com suas pregações, franqueza nas declarações e carisma. Mas a sua visita mostra mesmo que é que a população há que rezar muito e perseverar, em face da, em geral, questionável habilidade dos gestores públicos e suas respectivas caras-de-pau dominadas por improvisações, em lugar de planejamento 5P.

    ResponderExcluir
  8. Homerix,

    Os nossos vizinhos venezuelanos mereciam uma visita papal, pelo duro momento que vivem. Na qualidade de cidadão brasileiro e que sonha com uma América Latina exitosa e equilibrada, fico triste em ver a forma como o Brasil "apoiou" a eleição do Sr. Maduro.

    Compartilho o preocupante artigo publicado ontem no Venezuelano El Nacional, que recomendo a leitura, que pode ser lido na íntegra no site http://www.el-nacional.com/opinion/Salvese-pueda_0_244775700.html

    Marianella Salazar
    Sálvese quien pueda

    Venezuela se desliza aceleradamente por el despeñadero, la falta de políticas económicas coherentes, de dólares y la crisis alimentaria se llevará en los cachos no solo al gobierno de Maduro, sino desestabilizara al de Cuba, que se encuentra muy afectado por el desabastecimiento, porque todos los productos se los envía Venezuela. Las promesas del presidente Santos a Maduro, de enviar el excedente alimentario se estrellan ante la negativa de empresarios y comerciantes colombianos que le exigen a Venezuela cancelar sus deudas y condicionan el suministro a un prepago o de lo contrario no despacharan alimentos.

    ResponderExcluir