-

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Outra opinião sobre o OSCAR 2013


Um grande amigo meu que pouco comenta por aqui mandou um email fantástico sobre cinema, que estou compartilhando  com vocês, em três partes. Na primeira, ele reclamou de minha análise do filme Indomável Sonhadora.

Agora, ele reclamou dos resultados do Oscar 2013, cujas análises eu juntei neste post(li
nk). Se ainda não leram, voltem aqui depois....

________________________________________________

Apoiado na premissa (simplificada) da arte como "atividade humana ligada a manifestações de ordem estética oucomunicativa, carregada de vivência pessoal e profunda e realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra" (extrato da Wikipédia), entendo que neste Oscar 2013 houve várias injustiças, dentre as quais:
  • Joaquim Phenix - apesar do Daniel Day-Lewis ser um excelente ator, desta vez a sua interpretação em "Lincoln" (como a de qualquer ator em outros filmes concorrendo) não foi páreo, nem de longe, para a dele em "O Mestre"; (NOTA HOMERIX: NÃO VI "O MESTRE" MAS O OSCAR PARA O LINCOLN REENCARNADO ESTÁ DE BOM TAMANHO)
  • Jenifer Lawrence - boa atriz, mas lembrando o Raul Seixas: "Mas pra aprender o jogo dos ratos transou com Deus e com o lobisomem" ... conhecendo um pouco dos meandros obscuros de Hollywood, imagino as "concessões" que ela teve que fazer... acho que ela foi com "muita sede ao pote" e isso pode lhe custar muito caro; ela, melhor que a Emmanuelle Riva ou a Quvenzhné Wallis? ... brincadeira... tira o tubo! (NOTA HOMERIX: EXAGERO! A MOÇA TERIA QUE PRESTAR SEUS FAVORES PRA MUITOS ACADÊMICOS... ALGUNS DELES BEM VELHINHOS...));
  • Argo - bom filme, nada mais que isso, exagerado nas alegorias e ufanismos para parecer mais "heróico" do que realmente foi (coisa que os americanos adoram), mas melhor do que "The Beasts..." e "The Life Of Pi"? ... brincadeira... tira o tubo!; UFANISMO PURO! A coisa toda foi tão vergonhosa que o envelopinho foi aberto pela 1ª Dama (o Jack Nicholson ria constrangido e desengonçadamente)! Imagine se o Governo iria perder estao portunidade de ouro para "faturar", logo no início do 2º mandato do Obama, em cima do imaginário coletivo dos americanos...;OBS: nem vou falar sobre o filme francês "Intocáveis" não ter sido indicado - isso mostra a "seriedade" e a isenção" do Oscar...(NOTA HOMERIX: SIM, INTOCÁVEIS FOI UM ABSURDO)
  • Quentim Tarantino - melhor roteiro original? ... brincadeira... tira o tubo! O Tarantino fez os excelentes "Pulp Fiction" e "Bastardos Inglórios", mas já não aguento mais a mesmice da sua fórmula. Já não me diz mais nada, salvo por suas trilhas sonoras, sempre interessantes. Será que ele muda para melhor? Espero que sim, porque se ele não mudar, começará a inevitável decadência... (NOTA HOMERIX: SEM PALAVRAS AMIGO. TARANTINO É GÊNIO)

Minha opinião sobre o Oscar:
O Oscar é uma festa americana feita pra prestigiar americanos (e eventualmente estrangeiros pelos quais os americanos caem de paixão - p.ex. Roberto Benigni). Isso explica muitas injustiças cometidas pela Academia (cito algumas adiante). O Oscar, como sabemos, é um poderoso impulsionador do "valor de mercado" de um filme, ator(atriz), diretor(a), roteirista, figurinista etc. Pela visibilidade mundial proporcionada pelo Oscar é que toda a indústria cinematográfica corre atrás da "estatueta". Quero registrar que a premiação do Oscar também é highlight de poderosos interesses comerciais, daí sua parcialidade e falta de isenção. Por isso, para nós (cinéfilos), entendo que muito mais produtivo é participar das redes de opinião sobre cinema nos blogs que tratam deste assunto (existem alguns bastante interessantes e livres de interesses comerciais).
________________________________

No último ele relata uma série de erros históricxos do Oscar.

Não sabia que tinha um amigo tão cinéfilo.

Abraço

Homero

Um comentário:

  1. Meu preclaro e ínclito Homerix

    Fui ao longo da vida, juiz de exposições de cavalos crioulos em dezenas de exposições pelos estados do sul e sudeste.
    Em uma delas, após o julgamento do Grande Campeão e do Reservado de Grande Campeão, mais conhecido como vice-campeão em qualquer outro evento ou campeonato, fui instado pelo criador do garanhão vice-campeão, a explicar porque tinha preterido o cavalo dele e preferido o outro cavalo. E eu respondi:
    Meu amigo, a Associação de Criadores me convidou para julgar essa exposição ( e não ganhei nada com isso a não ser o prazer de avaliar a criação de crioulos de sua região).
    Ao me convidar, deu-me a obrigação de colocar em primeiro lugar o cavalo que mais gostei e em seguida os outros de que mais gostei...
    Simples como isso.... E foi o que eu fiz, meu caro.

    Julgar cria essas dissenções, quando no imo dessa atividade é simplesmente organizar os itens julgados segundo a opinião de quem foi honrado com o convite.

    Em suma, vendo os filmes mencionados, concordo com as suas opiniões.

    Flavio

    ResponderExcluir