-

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Poder da Multiplicação




Noutro dia, contei neste post, http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2013/01/ate-15-casa-ja-estava-otimo.html sobre a lenda da criação do xadrez e a multiplicação dos grãos. E terminei sem contar do que se tratava o título.

Trazendo a lenda para a vida real, Renata e Felipe adorariam que esse  fenômeno da multiplicação ocorresse com as suas produções artísticas!! Veja bem: se um leitor de A Arma Escarlate (ou um fã de Los Bife)  convencesse dois amigos a comprarem o livro (ou disco) e cada um deles fizesse o mesmo pra dois amigos, e assim por diante, acho que eles ficariam realizados se a coisa chegasse à 15ª casa, não? Só um tabuleiro desses renderia 32.767 discos ou livros. Imagine mais de um tabuleiro, ou seja, se a coisa começasse com outros amigos com relacionamentos independentes entre si??!!

Veja só, Renata, neste momento luta para chegar à 12ª casa (4.095). Felipe não chegou nem à 9ª!!

Infelizmente, a coisa não acontece desse jeito ideal. As cadeias se quebram logo no início, muitas vezes na 1ª casa, mesmo com o leitor adorando o livro, pára por aí, sem recomendar, sem presentear. fazer o quê....

Como curiosidade desta Progressão Geométrica, Paulo Coelho, com seu livro 'O Alquimista', já está enchendo até a 26ª casa do tabuleiro, com seus 65 Milhões de cópias vendidas no mundo todo, traduzido para mais de 70 idiomas!! Incrível, não!!

Qualquer hora, eu comento sobre os livros mais vendidos de todos os tempos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário