-

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Beijo da Morte


Ontem, não liberei nenhum post.

Uma pequena homenagem aos gaúchos de Santa Maria.

O Google também prestou a sua!!


E no Facebook, uma publicação muito simples mostrava o sentimento generalizado da população brasileira.


Neste trágico episódio temos que reverter quele dito popular, sobre fumaça e fogo.

Aqui, se percebe que
'Onde há fogo, há fumaça!'
E a fumaça mata mais que o fogo, 
ainda mais quando vem de cobustão de material tóxico...
ainda mais quando o local é de grande agloeração...
ainda mais quando não há ventilação...
ainda mais quando não há sprinklers...
ainda mais quando não há portas de saída....
A grande maioria dos jovens que morreram na Boite Kiss (e outros que ainda vão morrer) se foram por asfixia.

Hoje, Boechat disse que o que pode fazer a diferença neste episódio será a reação a ele, a punição aos culpados. Ele lembrou do caso de Rhode Island, onde morreram mais de 100 numa boite, em incêncio provocado por show pirotécnico, há 10 anos. Lá, o empresário da banda e os donos da casa noturna declararam-se culpados e ficaram presos. Lá, a empresa que fez propaganda do show e até a rádio que fez sua promoção, entraram na lista dos que pagaram indenizações, que já chegaram a 175 milhões de dólares. E soubemos também do caso de Buenos Aires (2004, 190 mortos, casa noturna, sinalizador, igualzinho) onde o prefeito sofreu impeachment.

Vamos ver como será aqui...

Aqui neste link, o texto que melhor expressou o sentimento geral, de um poeta gaúcho... lindo .. de chorar!!
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2013/01/morri-em-santa-maria-hoje-quem-nao.html

Homerix De Luto Ventura





3 comentários:

  1. Desta portuguesa de Londres o meu sentido pesar pelas familias e amigos das vitimas, pelo sofrimento dos ultimos momentos das vitimas mortais e pelo sofrimento das vitimas hospitalizadas. Que estas ultimas consigam se recuperar fisica e emocionalmente.
    Patricia

    ResponderExcluir
  2. Vi, num post no Facebook, uma homenagem aos bombeiros que, realmente, salvaram muitas vidas. O post os chamava de heróis.
    Do ponto de vista dos que foram salvos, os bombeiros foram heróis.
    Por outro lado, os bombeiros, ou melhor, a instituição do Corpo de Bombeiros, tem sua culpa no "acidente" pois é a responsável pela fiscalização e liberação para operação de locais públicos nos aspectos relativos à segurança. Saídas de emergência, extintores, sprinklers, sinalização das rotas de fuga, uso de material anti-chama, etc. Aparentemente o local operava sem nenhum desses itens de segurança.
    Já vimos esse filme antes, não faz muito tempo, no episódio da explosão do restaurante da Praça Tiradentes, no centro do Rio. Felizmente, nesse caso, não houve muitas vítimas porque a explosão ocorreu num horário de pouco movimento. Mas até hoje, mais de um ano depois do ocorrido, o prédio continua interditado.

    ResponderExcluir
  3. Um conhecido meu, Leonardo Lacerda, amigo de grandes amigos meus, morreu nesse incêndio. Ele havia conseguido escapar, mas morreu tentando salvar mais pessoas. Espírito de militar, de fato, mas uma grande perda. Meus amigos voltaram do velório arrasados.

    Desastre anunciado, como em tantos lugares que não respeitam as normas de segurança. Somos frouxos, não exigimos do lugar, da prefeitura, dos bombeiros, não exigimos nada de ninguém e contamos com a sorte. Às vezes ela nos falta.

    ResponderExcluir