-

sábado, 12 de janeiro de 2013

As chances de Oscar de 007

falei sobre um artigo de Luiz Fernando Veríssimo sobre o últimoJames Bond: Operação Skyfall
Meu amigo Cláudio, o maior bondmaníaco que conheço, fez um comentário muito bom, mas ficou tão longo que não foi permitido no campo de comentários. Ele então o passou a mim, e decidi dividi-lo em dois posts.
Neste, Cláudio discorria sobre Javier Bardem, e a homennagem que a Academia fará a James Bond!! (em azul, adicionei o que aconteceu com as nomeações para o Oscar!)

_____________________
Grande Homerix, ...
Gostaria de começar pelo menos polêmico, que é a premiação de Bardem. Sem dúvida, um ator extraordinário, já tendo sido inclusive comparado a Brando e a Olivier, Bardem parece que fica perfeito em absolutamente qualquer papel, como sua eclética filmografia demonstra. Ator extensamente laureado, está de fato concorrendo a diversos prêmios de melhor ator de apoio por SKYFALL em várias entidades, como no conhecido SAG e nos menos conhecidos WAFCA, Satellite e Critics Choice Awards, sem falar que provavelmente deverá ser também indicado ao Globo de Ouro, que sempre foi um balizador para a cerimônia da Academia, ou seja, na eventualidade de Bardem arrebatar o prêmio Golden Globe, tudo indica que será laureado com o Oscar também, o que indubitavelmente seria muito justo e merecido, aliás. (Não deu! Javier Bardem não está entre os 5 indicados!)

A propósito,a Academia já anunciou oficialmente que 2013 será o ano de 007, onde o herói receberá uma homenagem. Não acredito que a Academia faça uma homenagem sem estar se preparando para oferecer ao menos uma estatueta ao filme, até mesmo em reconhecimento aos 50 anos de valiosa contribuição à indústria cinematográfica, então juntar-se-ão a fome à vontade de comer, quer dizer, irão aproveitar o momento mágico do jubileu da série e reconhecerão suas primorosas qualidades técnicas, ao mesmo tempo. Não iriam deixar passar em branco, de qualquer forma, pelo siginficado de um cinquentenário, mas aliado a isso, contam de fato com uma produção de alto calibre, com esmerados detalhes técnicos, o que me levaria a apostar que deve auferir também as estatuetas de Fotografia e de Canção Original, no mínimo, além, é claro, de Bardem.
 
(Bardem não deu, mas Fotografia, e Canção original estão lá, além de Trilha Sonora, Edição de Som e Mixagem de Som, um recorde de 5 indicações, e a 1ª vez em 30 anos que um filme de James Bond vai à cerimônia!)
Dito isto, passemos ao segundo quesito, que é sobre a sexualidade indefinida do vilão. Ao ser perguntado sobre isso em uma entrevista, ele disse que na realidade a cena tratava de impingir um desconforto descomunal ao agente, que já se encontrava em uma posição fragilizada, e eu passei a ver sob esta égide, ou seja, Silva não é bissexual, muito menos homossexual, ele queria apenas que o agente se sentisse humilhado com aquela situação, enojado, repudiado, contrariado, irado. Silva queria apenas causar grande desconforto ao agente, como que se estivesse testando seus limites, pois, tendo sido ele igualmente do MI6, conhecia 007 profundamente, sabia da fama dele de "pegador", de heterossexual ferrenhamente assumido, portanto, talvez tenha pensado que se colocasse o agente para se defrontar com uma situação supostamente homossexual, ele perderia totalmente a linha e era isso que Silva queria, era isso que pretendia, no entanto, James consegue sair daquela situação embaraçosa com classe, utilizando-se de seu humor, seu sarcasmo, sua ironia, seu desprendimento, e brinca com a situação,ao invés de se sentir humilhado e desmoralizado. Bond sabe sair disso tudo com elegância, com charme, e, para mim, essa foi a essência da cena, o que, a meu ver, dá ainda mais profundidade ao personagem e faz aflorar as melhores qualidades em Bond. Brilhante essa sacada, mas é necessário que se saia do senso comum ao imaginar que o vilão é bissexual ou homossexual, para isto, é necessário que se conheça um pouco mais sobre o personagem.
__________________

No outro, a discussão sobre o significado de M, a chefia de James Bond no MI-6
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2013/01/m-de-mae-james-bond.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário