-

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Vida de PI foi plágio?



Fila de supermercado é ótimo.... ou menos ruim .... se você tem o hábito de escrever e tem um smart phone em mãos ... Entao vamos lá.

Quando publiquei a minha crítica de 'As Aventuras de Pi (LINK)', um de meus leitores comentou comigo sobre um certo escritor gaúcho que havia feito um conto sobre um menino naufragado que se vê preso em um bote salva-vidas, junto com um jaguar. Ele não lembrava quem era e então fui a um outro leitor, desta vez gaúcho, que confirmou a coisa e deu mais detalhes. Se você considerar que o livro do canadense conta a história de um menino naufragado que se vê preso em um bote salva-vidas junto com um tigre de Bengala, vê logo que a coisa foi uma cópia explícita.

Ouvi aquilo tudo e fiquei pasmo como é simples roubar a história de um outro, ganhar um prêmio milharal (75 Mil Dólares) e tudo ficar por isso mesmo. Principalmente se o ladrão é do 1º Mundo e a vítima é do 3º.

Mesmo assim, não alertei no blog sobre isso, para dar o destaque ao filme. O diretor Ang Lee não tem nada a ver com isso e fez um belíssimo filme que concorre a 11 Oscars, e que continua totalmente válido como momento de diversão, admiração, e principalmente reflexão (mais principalmente ainda depois que Renata me explicou a coisa toda...LINK)

Martel / Scliar
Mas ontem, no Globo, veio Caetano Veloso, que antes havia tecido loas ao filme de Lee, para contar sobre o plágio descarado... E veio Xexéo e discorreu sobre o mesmo tema no mesmo Globo. A vítima Moacyr Scliar, não quis briga e morreu. O ladrão Yann Martel disse ter-se inspirado na ideia, menciona o brasileiro no livro. A favor dele, além disso, é que ele desenvolveu a coisa para uma busca mais profunda, do significado da religião (aquilo que Renata me explicou) que não foi, ao que parece, explorado no livro do brasileiro. Ao menos isso.

Então resolvi contar pra vocês aqui!!

Pronto, está registrado!!!

4 comentários:

  1. Já que o plágio é livre, só tenho a dizer o seguinte: Isto é uma vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Homero ,
      vi o filme e gostei muito ! Bem agora sabendo que a idéia original é de um brasileiro fico mais encantado ainda ! Infelizmente no mundo atual passou a ser prática corriqueira apropriar-se das coisas alheias, é mais um caso dentre tantos que vemos todos os dias !
      Um abraço !
      Mauri

      Excluir
  2. Qual o nome do livro do Scliar? Ele escreveu outras pérolas que eu recomendo, como A Mulher que Escreveu a Bíblia...

    ResponderExcluir
  3. Max e os felinos!!

    Há quanto tempo não aparecias!!!!

    ResponderExcluir