-

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Querida Helena Serguéievna

Quatro alunos chegam para visitar sua professora, uma mulher solitária, no dia do seu aniversário. Encantada com a delicadeza dos alunos, ela os convida para jantar. A partir de então, uma surpresa abate-se sobre a professora e leva todos os personagens a uma transformação.  
Este é o enredo de uma peça de teatro que vimos neste domingo. 

Nada mais se pode adiantar sobre ele. 

Qualquer detalhe adicional vai estragar a surpresa, o espanto, e mesmo a revolta, que cada um dos diálogos, atitudes, movimentos que se sucederão após o idílico e singelo início, provocarão na atônita e boquiaberta platéia... Impressionante, envolvente, assustador!

A peça, Querida Helena Serguéievna, de uma autora russa contemporânea chamada Ludmila Razumovskaia. A peça, de 1980, portanto antes da queda do Muro de Berlin, claro que foi proibida pelo regime. Mas felizmente não calada! Começou seu circuito fora da Rússia.

Interessante como muito do que se fala vale para qualquer época e lugar, como o relacionamento entre professor e aluno, como a opressão que regras de sociedade podem impor, como um tratamento desejado pode depender de favores. E olha que tudo aquilo passa sob um regime autoritário, comunista, que poder-se-ia concluir, não aconteceria mais. Que nada! Tudo aquilo pode muito bem acontecer, e acontece! Valores frágeis, falta de ética, aqui, hoje??? Qual o quê!!!

Aliás, é uma beleza que se invista em um texto denso, provocativo, sério, numa época dominada por comédias simples, por besteiróis, e outros ainda menos cotadas!! Tem muita gente rindo e pouca gente falando sério por aqui....

E o elenco???



A protagonista é vivida por outra Helena, a Varvaki, com uma carreira sólida no teatro, com poucas oportunidades na TV. Uma interpretação doce e enérgica, conforme a necessidade. Os demais são quatro jovens, creio que em seus 25 anos, no máximo, que estão muito bem. Texto difícil, tenso, pesado, e que até exige alguma ação física importante. Muito bem levado!!! Eles são Fábio Enriquez, Gabriel Vaz, João Pedro Zappa e  Marina Provenzano, em ordem alfabética, para não destacar ninguém, todos num mesmo nível, admirável!!

Pausa para algumas palvras sobre o teatro!!
Nem, parece, mas lá se vão 7 anos em que duas atrizes de 1º Escalão da TV/Teatro/ Cinema resolveram investir na criação de um teatro. Mais um espaço de cultura na Cidade Maravilhosa.


As atrizes: Marieta Severo e Andréa Beltrão.
O espaço: Teatro Poeira
No primeiro uso, As Centenárias, com elas mesmas à frente, grande sucesso.
E vieram muitos outros... e depois abriram um espaço secundário, ao qual deram o adequadíssimo nome de Poeirinha.. Muito fofo não??
Espaço muito fofo, também.... um palco retangular e, ao longo das laterias maiores 4 fileiras, duas a duas, totalizando um público de 50 pessoas, por aí. Você fica cara a cara com o elenco, podendo ouvir  até sua respiração mais calma!! Atenção, o ingresso não é marcado!!! Mas não importa!!

Bem, o alerta é o seguinte!!!
A peça termina dia 7 de julho!!

Não percam!!!

Local: Teatro Poeirinha (Rua São João Batista, 108 - Botafogo)
Bilheteria: (21) 2537-8053.
Horários: Quinta a Sábado, às 21h; Domingo, às 19h
Altamente Recomendado!!!

Abraço

Homerix Voltando ao Teatro Ventura




Nenhum comentário:

Postar um comentário