-

quarta-feira, 9 de maio de 2012

V Day

Minha sala no trabalho tem uma magnífica vista da Zona Sul, Pão de Açúcar em destaque, com sua Íbis encravada na rocha (sabe do que falo? entenda aqui!), e é certo que de vez em quando, em meio a um raciocínio de trabalho, levanto a cabeça para angariar um pouco de inspiração com o visual. Pena que vamos deixar este magnífico ambiente de  trabalho em breve...

Ontem, entretanto, estava eu em um momento de concentração frente a minha tela, quando sou assustado com um ...
Uuuuuoooooooooouuuuu
... um som elevadíssimo de turbinas, levanto a cabeça e me deparo com uma parelha de aviões da Esquadrilha da Fumaça da FAB se afastando do meu edifício em direção ao Pão de Açúcar e subindo, subindo, juntinhos, sincronizados, comecando a manobra de loop. Como o dia estava nublado, vi-os sumirem por entre as nuvens, e também reaparecerem instantes depois, no exato ponto em que eu esperava vê-los furando as nuvens de volta, já em queda, prontos a começar novas evoluções, até sumirem de vista para encantar outros escritórios. Lindo!! Eles voltaram a aparecer mais duas vezes, e nessas eu já estava entre os demais colegas que se deslocaram às janelas da sala principal.

Dentre eles, o Alexandre, que explicou o motivo. Ontem, 8 de maio, era celebrado o Dia da Vitória Aliada na Europa, na Segunda Guerra Mundial. E ele mostrou também que lá no Monumento dos Pracinhas, que também se vê da janela, acontecia uma cerimônia militar, das três armas.

Fomos almoçar juntos, e seguiu a lição: o dia 8 de maio de 1945 foi o dia da rendição da Alemanha, que estava em confusão após a morte de Hitler, que ocorrera em 30 de abril, num suicídio acompanhado de outros de seus líderes na insana guerra que provocaram. Mas a guerra comntinuava contra o Japão, e ela só terminou em agosto, após os EUA jogaram as duas bombas atômicas, dia 6 em Hiroshima e dia 9 em Nagasaki. A data da Rendição foi em 2 de setembro.

Seguindo o papo, fiquei sabendo que Hitler teve uma séria perda quando seu grande General Rohmmel, responsável pelas conquistas no Norte da África, falhou no Egito, que tinha acesso ao Cana de Suez, e seria a porta de entrada para o Oriente Médio e seu petróleo, fundamental para abastecer as tropas na Europa, e mais que isso, impedir seu uso pelas tropas aliadas.

Quer mais? Sabe-se que o fracasso de Hitler na Russia foi fundamental para a derrocada, né? Um detalhe sobre isso, é que, a força russa estava muito grande porque foram deslocadas tropas da Sibéria para reforçar o time das cidades do oeste do país. Estrategistas disseram que, se o Japão, a partir da Mandchúria, na China, tivessem invadido a Sibéria, Stálin não poderia fazer a movimentação que fez e desguarneceria Moscow e Stalingrado, abrindo espaço para o avanço alemão pelo lado ocidental.

Legal, não? Deu para lembrar um pouco Vladivostok, né? Estou certo de que muitos se lembram de ter jogado WAR, o Jogo da Estratégia, em que a Rússia era dividida em vários territórios, Omsk, Dudinka, Aral, e Vladivostok, que ficava lá no extremo oriente.

Pois é... como o jogo só foi inventado na década de 1970, o Eixo (Alemanha, Japão, Itália) perdeu a guerra...

Interessante que toda guerra é inútil, mas a análise estratégica de uma guerra que já passou é bem interessante, e pode se aprender muito, transportando para situações da vida real.

Homerix Pela Paz Ventura

3 comentários:

  1. É isso aí Chefe Homero.

    Eu estava em frente ao Metropolitan admirando a evolução dos aviões, que nesse dia, além do fato histórico,também comemorava o aniversário de nascimento do meu pai, em terras purezenses.

    Itamar

    ResponderExcluir
  2. Toda guerra é idiota.
    Antonio Alvarez

    ResponderExcluir
  3. Homero,

    Sensacional!

    Gostei muito de como você resumiu os acontecimentos, bem como a ordem cronológica.

    O War também dá saudades. Tenho a primeira edição do jogo! Também tenho um que não emplacou mas é ótimo: 1914, o Jogo da Diplomacia, também na primeira edição. Abs, Haddad

    ResponderExcluir