-

sábado, 24 de março de 2012

Eu vou ... vocês ficam!

Em meu blog, eu escrevi sobre Chico Anysio apenas uma vez, mas não foi somente dedicado a ele. O post era  Três Chicos  (link) e o brilhante Anysio compartilha espaço com o genial Buarque e o iluminado Xavier. Ele havia acabado de sair do primeiro grande período em que ficou internado.
Eu dizia:
Um amigo me passou  este video (o texto está transcrito logo depois), espetacular.

É uma entrevista com Jô, em que ele faz um monólogo com todas as palavras começadas em 'M', e termina imitando muito bem o grande Louis Armstrong. Verdadeiramente, genial!

Pródigo em mulheres (6), filhos (8) e em personagens (mais de 200 -  veja aqui), ele fez carreira ímpar na TV, onde começou há mais de 50 anos. A seu tempo, muitos persongens fcaram gravados em nossa memória, outros nem tanto. No especial de fim de ano, em 2010, entretanto, nota-se que perderam o glamour, numa reedição da Escolinha do Professor Raymundo, onde todos os alunos eram ele mesmo, em diversos de seus mais famosos personagens. O especial foi ao ar quando Chico já estava no hospital onde ficou quase três meses, onde venceu uma obstrução coronariana e duas pneumonias.

Safou-se de mais dessa.
Depois, em minha retrospectiva de 2011 em versos (Homerixpectiva 2011 - link), eu dediquei uma estrofe ao mestre do humor que partira naquele ano, o grande José Vasconcellos (Eu Sou O Espetáculo - No Céu - link) e outra logo a seguir a outro mestre do humor que lutava pela vida, já de volta ao Hospital Samaritano:
Partiu pro andar de cima
O grande Zé Vasconcellos!
Deixou uma obra-prima,
Por enquanto, sem paralelos!

E no humor, quase partiu
Chico Anysio, genial!
Mas de novo sucumbiu!
Que saia logo do hospital!

Infelizmente, Chico Anysio não saiu mais do hospital, como eu desejara....

Foi-se embora na última sexta-feira, para tristeza  de milhões de fãs e admiradores.

No sábado, o genial Chico Caruso (mais um Chico genial) colocou sua charge diária no Globo. Uma imagem e uma fala que dizem tudo: 


Usei a fala como título de meu post!!!

Poucas vezes uma charge disse tanto!!!

O criador vai embora, mas sua obra fica por aqui, para sempre!! Como disseram todos os jornais, Chico era um observador da raça humana como poucos, e criava tipos que se identificavam com muita gente de verdade que vemos no dia a dia. Quem já não viu o político corrupto se locupletando, o jogador que se acha craque, o canastrão que se acha um ótimo ator, um contador de mentiras deslavado, um pastor que manda passar a sacolinha, um malandro que só quer se dar bem, o velho que se acha jovem, e principalmente, o professor com o salário ? E tantos outros!!!

Adeus, Chico!!!

Ficamos por aqui, admirando sua obra,  obra do maior artista brasileiro de seu tempo..
 eu sabia que tinha gravado discos mas não que foram 12;
eu sabia que tinha criado 209 personagens mas não dos alunos da Escolinha;
eu sabia que tinha escrito livros, mas não que foram 21;
eu sabia que tinha tido filhos, mas não que foram 8 (mais 1 adotado...);
quantas árvores terá plantado???

Affffff!!

Homerix Com Uma Dor nos Quartos Ventura

4 comentários:

  1. Ao SENHOR pertence a terra e tud o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam Salmo 24:1 bjkas Flavia Leal

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, uma grande perda. Muito já foi dito nos diversos meios de comunicação, mas o que sempre admirei, além da quantidade de personagens, foi a ajuda que ele sempre fez questão de dar aos velhos e aos novos artistas (o que, justiça seja feita, começou com o velho Manoel de Nóbrega e continua com o seu filho Carlos Alberto). O Chico Caruso, mais uma vez, foi muito feliz na sua charge e é uma pena que não haja papel suficiente para retratar todos os 209 que ficam...

    ResponderExcluir
  3. Homerix,

    Que saudades do Chico Anysio. Extraordinariamente genial. Criou 209 personagens, cujo espírito você sumariou muito bem . Na minha juventude, tive a oportunidade de ver uns 10 shows do Chico ao vivo. O cenário inesquecível e inconfundível, era formado por um banquinho e ele a contar piadas e estórias, que encantavam e alegravam platéias lotadíssimas. E com uma habilidade incrível de comunicar seus contos com tanto encanto.

    ResponderExcluir
  4. Brilhante, Homerix... na homenagem disciplinadamente apresentada e ditáticamente desenvolvida... bravo!! Bravíssimo!!
    Paulus

    ResponderExcluir