-

terça-feira, 1 de novembro de 2011

De todos os santos e de nenhum



Na copa do meu trabalho, aonde vou tomar uns cafezinhos e encher a garrafinha de água algumas vezes por dia, tem um mural, onde se colocam as novidades corporativas, mensagens de liderança, aniversariantes e feriados da semana, nos países em que a Petrobras atua.

Ressaltou-me uma coincidência interssante: a proximidade entre o Dia de Todos os Santos e o Dia de Nenhum Santo, respectivamente, 1 de novembro e 31 de outubro.

Interessante notar que no 'display' dos feriados no mural está escrito que esse dia é celebrado no Chile como o Dia das Igrejas Evangélicas, estranhei, mas logo em seguida, na explicação nota-se que, na verdade, é muito mais do que isso, e a origem remonta a quase 400 anos atrás.

Nesta última data, em 1517, o monge alemão Martinho Lutero afixou na porta da igreja principal da cidade de Wittenberg 95 teses que renegavam a penitência, a autoridade do papa e a utilidade das indulgências, entre outros, teses que impulsionaram o debate teológico e é considerado como um marco da Reforma Protestante. Lutero pregava o contato direto com Jesus, portanto dispensando os 'intermediários', os santos. Tanto que não se vêem imagens de santos nas igrejas protestantes.


Mais interessante notar a descrição do Dia de Todos os Santos no mural, que diz ser o dia em que se homenageiam todos os Santos, 'conhecidos e desconhecidos', hehehe, achei muito engraçada essa colocação. Os bebensais do café começaram então a pipocar com sugestões para os santos desconhecidos, um deles me homenageou, dizendo ser o dia dO Santos, meu clube de futebol, um outro lembrou-se do Dia de São Nunca, que deveria ser comemorado, então, naquele dia, na falta de uma data oficial, e eu me lembrei do Santo de Casa, mas esse não merece a alcunha pois não faz milagre...

Enquanto falávamos naquela copa no Rio de Janeiro,  lá em Brasília, um outro santo fazia seu discurso de despedida do Ministério dos Esportes. Esse, tem que provar que não é um Santo do Pau Oco.

Olha, eu sempre me perguntava como é que um corrupto chegava em casa, após desviar milhões de dinheiros públicos que deveriam estar em educação e saúde de criancinhas, e olhava pro seu filho com a cara limpa.

Então, após ouvir suas palavras, no Jornal Nacional, olhando nos olhos da mãe, da esposa e da filha (e da Presidente), eu digo: se ele não é inocente, é um excelente ator e deveria ser contratado pelas televisões.

A acompanhar, então, o decorrer das investigações.

4 comentários:

  1. Nas escrituras sagradas dos cristãos, encontra-se o relato de que o apóstolo Paulo ao chegar a Atenas, primeiramente percorreu-a para conhecê-la. Após isso, foi à Ágora e começou sua pregação dizendo que os atenienses eram os hmens mais religiosos do mundo, e que percorrendo a cidade achara um altar com a inscrição: “ao deus desconhecido”. Talvez os atenienses tentassem não deixar nenhum deus de fora, como no caso dos santos contados pelo Homerix, no entanto, Paulo aproveita o gancho e diz que é precisamente esse deus que os atenienses ansiavam por conhecer que ele estava a nunciar.
    Abraço,
    Tiago

    ResponderExcluir
  2. 58.174...sendo o dia de todos os Santos... será uma big comemoração, ou melhor dizendo, santoração....vamos nessa.
    Paulus

    ResponderExcluir
  3. Vc é mto "espirituoso"!!!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Legal Homero! Havia lido sobre este feriado no Chile mas nao sabia a correlação com o outro (Nenhum Santo). Muito precisa a sua colocação. Realmente os evangélicos não adoram santos, primeiro porque é um Mandamento de Deus e, segundo, porque Jesus morreu na cruz justamente para proporcionar ao Ser Humano o contato direto com Deus que ele (Homem)havia perdido ao pecar lá no Jardim do Éden. Todos aqueles que recebem o perdão de Deus através da salvação em Cristo Jesus são santificados por Ele e por isso tem restaurada a comunhão com o Criador. Assim, todos os que são salvos são Santificados, ou seja, se tornam Santos ( a salvação não é merecimento mas uma dádiva de Deus). Isso independentemente da questão religiosa. Não pretendo com esse comentário criticar a religião de ninguém, pois Jesus não pregou religião. É Bíblia tão somente. Sua colocação foi tão precisa que me inspirou a escrever essas linhas. Espero realmente que ajude alguém a, pelo menos, refletir sobre esse assunto. Abs, Caio.

    ResponderExcluir