-

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O doodle do Google

Hoje o Facebook me lembrou deste post de 5 anos atrás.
Válido republicá-lo, em homenagem ao matemático!!
_____________________________________________

No dia 25 de janeiro de 2011, o Google, através do seu Doodle, inspirou-me a escrever um post sobre o aniversário do de São Paulo. O desenho era uma homenagem a Tom Jobim, que faria aniversário na mesma data, e lembrava o RIo de Janeiro. Ironicamente uma imagem do Rio me fez escrever sobre São Paulo. O post a que me refiro é este:



Os já tradicionais Doodles do Google são a forma que a gigante companhia usa para homenagear fatos que acontecem, celebridades mortas que aniversariam. Duvido que nenhum de vocês não tenha notado sua existência. Faz parte já do folclore da rede! E eles são muito criativos. No último Dia dos Pais, a homenagem foi muito singela, com a troca do 'L' por uma gravata. E note que eles fazem isso adaptado às datas do país. Da mesma forma que Tom Jobim foi homenageado apenas no Brasi, o Dia dos Pais só é celebrado no 2º domingo de agosto no Brasil. Na maioria dos países, ele é comemorado no 3º domingo de junho, inclusive nos EUA. O Dia da Mães é comemorado no 2º domingo de maio em vários países, inclusive EUA e China, portanto, quase 2 bilhões de humanos usam a mesma data.

Em 17 de agosto de 2011, ao abrir Google, como faço, sempre que preciso de alguma informação, deparei-me com um Doodle diferente, e com uma citação genial!



A coisa funciona assim: quando se quer saber o significado da celebração, passa-se o mouse por sobre o Doodle, e aparece a explicação. Eu estava reconhecendo a equação, mas não me lembrava exatamente. Neste caso, apareceu a seguinte citação:
"Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas este doodle é muito pequeno para contê-la". 

E aí lembrei: O Último Teorema de Fermat. Puxa, lamentável eu não ter lembrado de cara, afinal trata-se de um livro que eu li há uns 10 anos, e está em meu perfil, no blog. O matemático escrevia suas idéias nas margens dos livros que lia, e disse exatamente isto: 
"Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas esta margem é muito pequena para contê-la".  

E ficou nisso, como ele não escreveu a demonstração, morreu,  niguém ficou sabendo, e a proposição levou 300 anos para ser provada, em 1994.

c.q.d.

Genial ou não, o Doodle da vez?  

No caso, a razão da homenagem é a data de nascimento do matemático, Pierre de Fermat, em 1611.

Interessante notar que não se reconheceria tratar-se de uma representação da palavra Google, não fosse a presença do G estilizado que sempre nos recebe ao abrir esse programa fundamental a praticamente qualquer atividade humana, de lazer ou trabalho, hoje em dia. 





2 comentários:

  1. Estudei esse Teorema na faculdade, em 1996. Meu professor (Collier, alguém mais aqui teve aula com ele?) era um apaixonado pelo Teorema, que acabara de ser solucionado! Quanta emoção... hehehehe!

    ResponderExcluir
  2. Severino Collier Coutinho... Tive aula com ele em 1997, ano em que comecei Ciência da Computação na UFRJ. Ele lecionava uma disciplina chamada "Álgebra para Informática", que nada mais era que Teoria dos Números e Criptografia RSA. Números Primos, Pseudoprimos, Números de Mersenne, Números de Fermat, Teorema Chinês do Resto etc etc etc. Desisti de Ciência da Computação com dois anos de curso, mudei para Economia. Mas dessas aulas do Collier recordo-me com saudade, gostava muito! Grande professor!

    ResponderExcluir