-

domingo, 3 de julho de 2011

Santiago de Chilly

(2ª breve crônica sobre breve viagem ao Chile)

Primeiro dia de julho de 2010.
Toca o telefone do quarto do Hotel Atton Las Condes,
Eu atendo.
Uma voz masculina fala:

Buenos días señor.
Son seis y treinta de la mañana.
Esta es su llamada de despertar.
En Santiago de Chile, MENOS DOS GRADOS!!!!

Eu exclamo:

Cacete!

A voz imediatamente muda o idioma:

Bom dia!

Segundo um amigo, assim que eu soube da temperatura, deveria ter dito:  
Me chama amanhã!!!

Refeito do susto, levantei e preparei-me para mais um dia de trabalho.  Eu já sentia frio, pois a primeira coisa que fiz ao chegar ao quarto no primeiro dia, foi desligar o aquecedor (afinal, não iria perder essa oportunidade de sentir um frio gostoso e estar bem cobertinho...),  mas nada que indicasse que lá fora estava aquela temperatura negativa.

Na TV, em contraposição à temperatura, algumas notícias quentes:

     1) 90 anos do Partido Comunista Chinês...
... O Povo Chinês celebra!!!

     2) 100 anos da descoberta de Machu-Pichu ...
... O Povo Peruano celebra!!!

     3) Príncipe Andrew e Kate visitam o Canadá
... O Povo Canadense celebra!!!

     4) Chávez anuncia, em discurso dramático, que está com câncer...
- - - - - -


Bem, no caminho do escritório, very very chilly,  mas já à confortável temperatura de Zero Graus Celsius, notamos a geada na grama. Logo a seguir à foto, notamos uma gari, em plena 8 e meia da manhã, varrendo a grama com aquele ancinho, para retirar folhas caídas.

"Igualzinho lá" foi nosso brado uníssono. 

Ao longo da viagem, bradamos a exclamação muitas outras vezes, quando víamos coisas de primeiro mundo que aconteciam no Chile, e que estavam a anos-luz de acontecer por aqui (apesar de não ser medida de tempo, entenda como tal, please!). No caso presente, o que notamos foi a limpeza extrema da cidade, faça frio ou mais frio (calor, no hay!).

Bem, o bairro era o Las Condes, um dos mais valorizados de Santiago, então talvez a coisa não seja tão limpa assim no resto da cidade. Mas é uma mostra. A região mostra uma série de prédios modernos, envidraçados, arrojados, aquela cara de downtown das cidades dos Estados Unidos, coisa que não vemos em nenhum lugar do Rio.  A foto ao lado  foi tirada de nosso escritório e mostra um pouco desta pujança. E, claro, ao fundo, os majestosos Andes. Pena que não houve tempo para visitar. Era um passeio de quatro, cinco horas e não tivemos esse luxo.

Se der, em um próximo papo tentarei comentar sobre essa economia impressionante.

Aqui, todas as breves crônicas:

5 comentários:

  1. 28.224....
    Bueños dias senõr
    Son 10,23 de la mañana...
    Esta es tu llamada de contato...
    Paulus

    ResponderExcluir
  2. São educados, politizados,acham-se europeus demais para o meu gosto.Adoravel país a linguiça da America. Caballos criollos inacreditáveis, frutas, peixes, estações de esqui,loções unicas.Tambem faz calor e muito, no verão.Tem duas estações:inverno e inferno.Praias sem areia.Ilha de Pascoa.Govenro mais para serio.
    Um esporte unic na area de equitação : La media luna de los huasos.

    ResponderExcluir
  3. E ademais, um deserto insondavel (Atacama) atravessado em um dia ( se nãos se atravessar em um dia, se morre, parte mais dificil da travessia de 2 cavalos cioulos montados por um professor de matemática suiço Aimée Tschifelly, que sairam de Buenos Aires e chegaram aos jardins da Casa Branca nos USA em 2,5 anos ( Ver Gato Y Macha no Google quem se interessar e onde os carros podem andar sozinhos, motor desligado, morro acima pelo magnetismo assombrante.

    Cultura inutil ,as , que vou fazer, no Brasil de hoje toda a cultura parece ser inutil.....

    ResponderExcluir
  4. Hola Homerix!

    Interessante blog e perfil.

    Siga-me também!

    brevescronicas.blogspot.com

    Um grande abraço.

    Att. Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Belo relato, Homero. Fiiquei com vontade de conhecer a cidade apesar do frio. Quanto à arquitetura, teremos a chance de adicionar à paisagem carioca um skyline arrojado ao estilo downtown americano quando surgirem os arranha-céus da zona portuária... Tomara que o bom gosto impere. Abs, Augusto.

    ResponderExcluir