-

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Não Precisamos Mais de Políticos



Antes de eu criar um blog, eu tinha o costume de fazer trovas de fim de ano, como mensagem de Natal, fazendo uma retrospectiva dos fatos do ano em questão. Foi assim em 


Nesta última , eu como que pedia desculpa por não ter a retrospectiva. É que, com o início do blog, alimentando todo o meu passado, e ainda fazendo posts novos, não encontrara tempo e imaginação para procurar rimas... Mas eu acho que compenso, mantendo o blog bem atual...

Na mensagem de 2008, em que eu pedia um 2009 melhor, havia um par de estrofes que comentava a proposta ridícula de aumento do número de vereadores em todos os municípios do país! E que foi aprovada pelos digníssimos senadores de então!

Diziam elas
Do congresso até se supunha 
 Que fossem melhorar de imagem! 
Mas seguem merecendo a alcunha: 
'Os Unidos na Sacanagem'! 

Pois não é que na calada da noite,
 Senadores repetem seus pares, 
Na decência descem um açoite, 
Parindo vereador aos milhares?!

Agora, recebo pelo email uma série de outdoors que foram colocados nas ruas de Jaraguá, em Santa Catarina, que achei merecedora de divulgação aqui.Vejam só!




Belíssima campanha, com números, fatos, tempos, e um brado fenomenal: 
Não Precisamos de Mais Vereadores!
Depois dos fatos desta semana, amplio a abrangência e modifico o brado:
Não Precisamos Mais de Políticos!

É um bando que está nesse nosso comando político, seja em qualquer esfera, 
Municipal, Estadual, Federal, o escambau!!!
Executivo, Legislativo, Judiciário, o carário!!!
E o pior é que nós é que elegemos todos eles!!! Não deu certo a campanha de renovação total que fiz (junto com outros), e mais de 50% foram renconduzidos a seus postos. 

E ainda pedem a criação de nosvos estados, para ainda terem mais senadores, mais deputados!! E as propostas são estudadas!! Perde-se tempo com elas e corre-se o risco de seram aprovadas...


Isso tinha que acabar!!!

4 comentários:

  1. Entendo sua indignação, Homero, e compartilho dela. Porém, discordo apenas da abordagem. A classe política nada mais é que o reflexo da sociedade que ela representa. Você mesmo cantou a pedra: mais de 50% do Congresso anterior, que já era podre, foi reeleito. E os 50% restantes foram preenchidos com gente do naipe de Tiririca, Romário etc.

    A chave não é "acabar com os políticos". A chave é, como sempre, a Educação. Enquanto muitos (incluindo a turminha que está no poder hoje) vêem a Educação como elemento de elevação da produtividade da mão-de-obra, eu vejo a Educação como elemento de promoção de cidadania e de aperfeiçoamento do processo democrático. Povo consciente vota melhor e cobra mais, isso é fato. Aos ignorantes, dois pães e um carnê das Casas Bahia satisfazem. Infelizmente e não por culpa total deles.

    Esse show de escândalos que temos visto recentemente na esfera federal, ilustram exatamente o quanto a nossa democracia se encontra fragilizada: o sujeito que era Ministro da Fazenda e arrombou o sigilo bancário de um caseiro, foi escolhido para o ministério mais importante do governo. Outra: o Ministro dos Transportes cai por denúncias de corrupção e os deputados e senadores da base aliada acham isso normal. Mais que isso: ninguém nas Casas Legislativas questiona a escolha de um outro integrante do mesmo partido para ocupar o cargo do corrupto da vez.

    Isso é problema da política? NÃO.

    O problema está na sociedade, que não sabe escolher quem a representa e, pior, não sabe cobrar de quem escolheu. Uma sociedade que acha bonito dizer que "política é muito chato" não pode reclamar da classe política, né?

    ResponderExcluir
  2. Há políticos e políticos. O País tem histórico de ótimos políticos, mas, infelizmente, estes nâo têm sido a regra. Quanto ao título, penso que não necessitamos de mais cargos políticos. Há que se reduzir o número de postos em todas as frentes e dar acesso aos cargos somente a pessoas bem qualificadas, dotadas de ética de berço, que tenham a vocação para o serviço público. Somente uma população bem educada e com boa saúde pode mudar o status quo do quadro de políticos no Brasil. Logo, em lugar de criar mais cargos políticos, dever-se-ia prover a sociedade com educação e saúde para todos, que inclui mas não se limita a preparação de professores e médicos bem formados e bem remunerados, em quantidade e qualidade nunca antes praticadas neste País.

    ResponderExcluir
  3. O Carlos Renato matou a pau! Concordo em gênero, número e grau e não tenho nada a acrescentar, apenar a reiterar.

    ResponderExcluir
  4. Um parâmetro a eliminar nas práticas políticas no Brasil é a vergonhosa e imoral "imunidade parlamentar"...

    ResponderExcluir