-

domingo, 13 de março de 2011

Andar de bicicleta

Se não você, alguém de seu relacionamento deve ter passado pela experiência de enfrentar uma bicicleta depois de anos, ou mesmo décadas sem se equilibrar em duas rodas, e ficar com um certo receio, 'será que eu ainda sei?', e aí vem uma pessoa e diz: 'Vai firme, a gente nunca esquece como andar de bicicleta!', e você pega a bichinha, e sai pedalando, ainda meio trôpego, mas vai!


Acho que no futebol, acontece o mesmo. 
Um craque não se esquece como jogar. 
Um rei não perde a majestade.

Ao menos pelo que aconteceu no último sábado...

Dois dias antes, eu havia saudado a volta de um craque aos gramados, Paulo Henrique Ganso, após seis meses de ausência dos gramados, devido a grave sontusão no joelho. Chamei-a 'Ganso is back! Será???, e aproveitei para re-editar alguns textos que fiz sobre ele:  

E na sexta-feira, veio a confirmação de que ele entraria na segundo tempo do jogo contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão. E aí fui convidado para assistir ao jogo na casa de minha afilhada.

E no sábado veio o jogo. A oportunidade era ótima, o adversário era fraco, o jogo era na Vila, tudo se encaixando para o craque voltar, depois de seis meses de ausência, devagarinho, lembrar do cheiro da grama, do calor da torcida, aos puquinhos.

A EXPECTATIVA?
Goleada, já no primeiro tempo, 
ideal para o craque voltar sem sustos no segundo tempo, 
apenas para desfilar seu talento, sem riscos. 
A REALIDADE?
Jogo duro, Neymar levando porrada, pisão, 
puxão, safanão, de tudo quanto é lado.
Elano meio nervoso.
E o tal Diogo errando passes como sempre.

0x0

Acaba o primeiro tempo e eu digo pro compadre:
              - Caramba, Ganso vai ter que entrar pra decidir!!!

Fim do intervalo, Ganso aparece com a 16, substituindo o tal de Diogo, que levava 10. Quinze microfones em cima dele, as declarações de praxe, posicionamento em campo, e o juiz apita! Ganso dá o pontapé inicial de sua volta, passe pra trás, normal, e 15 segundos (segundos!) depois, recebe a bola pela direita e lança maravilhosamente a bola pra Zé Love, que vai á linha de fundo e passa para Elano, Gol!

Ganso
IS
back, indeed!

Dez minutos de jogo, Ganso aparece como um raio na pequena área e completa para o gol.Gooool de Ganso!

Que retorno foi esse? 

Ele não se esqueceu de como andar nessa bicicleta!


Essa foi a parte objetiva, que resultou em gol. Mas teve o resto. Na volta pra casa, fiz questão de rever o segundo tempo, para confirmar umas coisas. Eu estava certo: 
Foram 19 participações, fez um gol, uma assistência e deu outros 13 passes certos (um deles de calcanhar, que passou milimétrica e exatamente por debaixo do atônito adversário), sofreu quatro faltas, uma delas desclassificante.

Ou seja, Ganso não errou, em 45 minutos!!

Quer conferir?

Que os deuses do futebol preservem sua integridade física, 
para que possamos apreciar sua arte!

Salve Ganso!


P.S. O tal de Ronaldinho Gaúcho tem futuro! Aquela matada de  bola, à frente do Conca, com a pontinha do pé, seguida de drible foi digna de Paulo Henrique Ganso!!!

3 comentários:

  1. Eu já aprendi a andar de bicicleta cinco vezes e me esqueci depois. Se me derem uma bicicleta hoje, provavelmente vão ter que me ensinar de novo...

    ResponderExcluir
  2. Parece que revelar jogadores assim é a sina do time da baixada santista!É, de fato, uma satisfação ver a volta do Ganso aos gramados brasileiros...

    ResponderExcluir
  3. Homerix... garanto pela minha atuação há 3(três) meses atrás, que ainda estou em forma, nesta data e neste horário...
    Paulus

    ResponderExcluir