-

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Viva Alencar Vivo

Empresário que entrou na política através de um Partido Pelego (PP), o senador mineiro José Alencar surpreendeu a todos quando se aliou a Lula na chapa vencedora de 2002. Foi uma primeira mostra de como Lula estava mudando suas convicções, aliando-se a gente de direita. Não foi o suficiente para acalmar o mercado, que levou o dólar às alturas. Somente com os primeiros meses de governo, com a política econômica nas mãos do sensato Palocci, que a coisa foi sendo normalizada.

Mas meu assunto não é Lula nem Palocci, mas o vice-presidente. Nunca prestei muita atenção à atuação do vice, afinal ele é um vice, quem se lembra do vice? O que adianta ser vice-campeão? O que faz um vice-presidente? Bem, no nosso caso, com um campeão de milhagem como o nosso ex-Presidente (ganharia cartão Diamante da American Airlines mais rapiamente que George Clooney em 'Amor Sem Escalas), o vice até que apareceu bastante, mas manteve-se discreto.  Comentem!


Ele apareceu mesmo foi por conta de sua doença, um câncer que combate bravamente há quase 15 anos, e veio à tona devido às muitas cirurgias (foram 17, no total) e tratamentos dolorosos a que se submeteu, bem explorados pela mídia. E sempre que saía, transmitia uma mensagem de otimismo e força impressionantes. Claro que sua enorme fortuna deve ter ajudado na sobrevivência até agora, mas não há dúvida que sua mente positiva contribuiu decisivamente.  Comentem!

E foi num desses momentos que ouvimos uma das melhores lições de vida e vontade de viver do vice-presidente. Saindo da 14ª operação, ou algo assim, ele declarou:
"Estou muito bem, sou um homem realizado, o que mais posso esperar da vida .... No máximo, duas eleições!!"
E se você pensar que para ele, como senador, o mandato seria de oito anos, dava pra perceber qual a expectativa de vida que ele tinha pra si mesmo!! E ainda tem!!

E foi essa vontade de viver que causou uma ameaça descomunal à ética. À época prevista na legislação eleitoral, em 2010, ele anunciou que iria se desincompatibilizar do cargo de Vice-Presidente, para disputar a primeira daquelas eleições que prometeu. Isto posto, na linha de sucessão (não sei se é assim que se fala), quem assume a Presidência da República na falta do titular, é o presidente da Câmara de Deputados, que já seria um desatre moderado, já que o ocupante da cadeira era o temerário Michel Temer, que também era presidente do PMDB, aquela massa disforme que deveria pedir perdão todo dia por se considerar sucessor do grande MDB, partido de oposição à época da ditadura.  Comentem! Só que o Temer também iria se desincompatibilzar para disputar junto com a declarada candidata Dilma, como Vice-Presidente. E então, o 3º posto a se apresentar para sentar-se à cadeira de presidente seria o presidente do Senado, ninguém menos que José Sarney, o imortal dos marimbondos de fogo, o que seria um desastre. Sempre que se fala deste senhor, a ética me vem à mente, por conta deste episódio: Impunidade 11x0 Ética .... Comentem!

Acabou que Alencar caiu em si com a doença e desistiu de disputar o Senado, e o desastre não ocorreu. Dilma foi eleita e tomou posse, junto com Temer e sua esposa musa instantânea de trancinhas 45 anos mais nova, e, pasme, Sarney é mais uma vez presidente do Senado. E o velho lutador mineiro continua sua luta, agora com o intestino perfurado. A gente até se esquece de eventuais falhas de seu passado, como uma possível filha não assumida. Comentem!  E, possivelmente, de algumas falhas na construção de sua fortuna, quem sabe, é difícil virar  um empresário milionário sem dar uma escorregada aqui e ali, não é mesmo? Comentem!

Um pouco de sua vida foi contada numa espetacular entrevista com Jô Soares, que ele conseguiu dar entre uma UTI e outra, no dia 3 de agosto de 2010. Foi uma das raras vezes em que o Programa do Jô reservou os três blocos para um entrevistado só. Que eu me lembre, só Roberto Carlos, e mais recentemente, Marina Silva, tiveram a distinção. Pena que o site da Globo não disponibiliza a entrevista, como faz com TODAS AS OUTRAS, então apresento-a no bom e velho (!) YouTube salvador da pátria, em cinco partes: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4 e Parte 5.

O fato é que Alencar segue sua luta, e nós aqui, torcendo por ele!


Mas, desta vez, sei não ..... Comentem!

Homero Também Querendo Viver Muito Ventura

4 comentários:

  1. Enquanto lia o texto, ia me dando uma impressão de déjà vu mas não conseguia identificar de onde. Subitamente me veio a imagem do Brasil e a eterna esperança que temos de que “agora vai melhorar”. Senão vejamos:

    Eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral (agora vai!);
    Diretas Já (agora vai!);
    Eleição do Collor (agora vai!);
    Impeachment do Collor (agora vai!);
    Eleição do FHC (agora vai!);
    Eleição do Lula (agora vai!);
    Eleição da Dilma (agora vai!)...

    Alguns avanços aqui, outros ali... mas a verdade é que, na média, não conseguimos dar uma arrancada de verdade.

    É realmente impressionante o otimismo e a vontade de viver do ex-vice-presidente. Todos torcemos por ele, mas sabemos que cedo ou tarde a sua máquina vai parar de funcionar.

    Quanto ao Brasil, também é realmente impressionante o potencial que tem (em todas as áreas) para deslanchar. Para fazer essa máquina parar de funcionar será muito difícil. Mas com os políticos que tivemos até agora (muitos continuam!) a coisa só tem andado de lado...

    Será que agora vai?

    ResponderExcluir
  2. O vice presidente é uma pessoa obstinada, sem dúvida. Tenho uma simpatia pessoal por ele, apesar de achar os políticos mineiros, em geral, insossos. Afinal, de que lado está um político mineiro? O que pensa o Aécio, por exemplo?
    Ás vezes penso que o Alencar demonstra toda essa vontade para não deixar os médicos dele entregarem os pontos. De qualquer forma, não sei bem o que desejar ao ex vice presidente: se uma sobrevida maior ou o fim deste sofrimento. Como deve estar a qualidade de vida dele? Estará compensando?

    ResponderExcluir
  3. Só vou comentar a respeito do Sarna. Li o Millor falando do Marimbondos de Fogo: " é uma daqueles livros que você quando larga não consegue mais pegar"...

    ResponderExcluir
  4. Homero,
    Sobre ele, JA,
    Fiquei decepcionado com a sua postura perante o pedido de reconhecimento de paternidade, de sua filha, que é praticamente uma cópia do pai. A decepção foi maior não em relação à sua negativa de fazer o teste de DNA, ou de aceitar o reconhecimento de paternidade. Mas por sua arrogante, suja e pública difamação da mãe da moça, que pelo que parece ele conheceu bem.

    Bom, quanto a ser empresário e político bem sucedido, sim, acretido que deva ter muitas escorregadas. Eu acho que tem 2 tipos de pessoas normais, as que agem pelo coração e as que agem pela cabeça. As anormais, talvez as bem sucedidas, tem uma forma diferente de agir, com o estômago. E isto faz a diferença pois deixam estas pessoas propensas a dar escorregadas na ética, abraçar o inimigo, se unir a ele.. este tipo de coisa.

    Quanto a Temer, Sir Ney, e cia ltda (seria melhor SA): vida longa a Dilma!

    ResponderExcluir