-

domingo, 4 de dezembro de 2016

Seis Graus

Hoje, na cobertura do Globo sobre a tragedia, uma reportagem invocou,
 de forma equivocada, a teoria aqui explicada. 
Revivo, então, novamente, o texto
Da época ainda pré-blog
___________________
Conhece a teoria dos 6 Graus de Separação? Ela vem de Harvard!

Diz ela que todo e qualquer ser humano está 'distante' de qualquer outro ser humano vivo, no máximo, por 6 Graus de Separação, ou figurativamente, a 6 apertos de mão. Muito se discute sobre isso por aí.

E eu costumo aplicar comigo mesmo: estou, por exemplo, a três 'apertos de mão' de Barack Obama! Importante, não? É que meu primo Carlos Eduardo, que foi diretor de redação da Folha de SP, ficou amigo de Bill Clinton na primeira visita dele ao Brasil, trocaram presentes, enfim ... Daí a Obama, ou qualquer Presidente do mundo é um pulo!! Ou um aperto de mão! 

E, desde que Obama deu um prêmio a Paul McCartney há três meses, agora estou a 4 Graus de Separação do 'compositor mais bem sucedido de todos os tempos', palavras de Obama ao entregar o prêmio Gershwin de Música, pelo conjunto da obra, na Casa Branca, onde ouviu o astro cantar Michelle para a primeira dama.

Mas já estive a dois graus dele, sabia? Em 1990, Paul esteve aqui no Rio para fazer o maior show pago de todos os tempos para um artista solo (184 mil pagantes no Maracanã). O empresário de Paul, Richard Ogden, encantou-se com uma assistente de produção brasileira, casou-se com ela, e levou-a para Londres (ou o inverso). Ocorre que ela é prima de um grande amigo meu, um outro Carlos, que me contou a história. Fui cara de pau o suficiente para pedir a ele que me desse o telefone dela, e que falasse com ela que um amigo dele (eu) iria a Londres (em 1992), e poderia fazer contato. Assim ele o fez, assim eu o fiz. E ela foi kind enough para convidar-me para jantar. E lá fui eu, Central Line, Nothing Hill Gate Station. Papo, jantar, Richard simpático, confessou que gostava mais de The Who do que The Beatles, mas não aberto o suficiente para me propiciar um encontro com o ídolo. Aliás, foi até bom: acho que eu não conseguiria falar nada para ele, assim que o visse....

Fui inspirado a escrever sobre os 6 Graus num blog de um amigo meu, cujo link passo a você.
http://network4sales.blogspot.com/

Ele fala, dentre outras coisas, de uma aplicação dessa teoria ao cinema, muito interessante. Visite o blog, leia o texto e, gostando ou não, comente-o, coloque lá um comentário. A maior frustração de um blogueiro é observar um número pequeno de comentários a suas colocações. Sei bem o que é isso, mesmo não sendo blogueiro, mas agindo como tal com minhas mensagens.

Visite-o! 

Homero A Um Grau de Você Ventura

21 comentários:

  1. Caro amigo,
    Neste mundão de muita gente, é muito bom estar nesta lista dos que estão a um grau de você. Obrigada por seus e-mail, é sempre um prazer abri-los.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela divulgação, Homero. Como prometido, na próxima semana vou escrever sobre a Teoria dos Seis Graus de Separação e incluir seus exemplos no texto.

    Quando eu estiver no Rio com a Priscylla, marcamos um encontro para nos conhecer pessoalmente.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Sua postura diante da vida e das pessoas que o cercam é muito interessante.
    Você assim, é uma pessoa muito interessante.
    Ao enviar emails para mim, demonstra seu interesse por minha pessoa
    e isso me agrada, pois vejo que seu maior interesse é agradar,
    no melhor sentido que a palavra tem.
    Pessoas assim tornam tudo muito mais interessante...
    Considere meu abraço sem nenhum grau de separação.

    ResponderExcluir
  4. Homero

    Ja tinha ouvido falar nessa teoria e acredito nela.

    Voce sabia que o Francesco Santoro, pai do Rodrigo Santoro trabalhou no CENPES? Trabalhamos juntos na certificacao do projeto de engenharia basic pela ISO 9001. Isso nos coloca a 1 Grau do Rodrigo Santoro e, portanto, a 2 de praticamente todos os artist as da televisao e cinema brasileiros. Ele tambem nos conecta aos artist as de Hollywood. Nao e' sensational?

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante!


    Sabia que o Orkut foi criado pelo turco Orkut Buyukkokten como Proof-Of-Concept dessa teoria? Não sei como é agora, mas no início se podia acessar o perfil de qualquer dos usuários, e verificar qual a sua distância até essa pessoa. Até a última vez funcionou para mim. Nenhum ser famoso do mundo nunca esteve a mais que 5 apertos de mão de mim, mesmo não estando todas as pessoas do mundo cadastradas no Orkut (nem sequer todos meus conhecidos, pra falar a verdade).

    ResponderExcluir
  6. Q q é isso amigo, não se deprecie pela contagem de respostas a
    às suas mensagens gostosas e inteligentes.

    Deixa eu aumentar essa média de resposta senão o amigo pode até pensar em parar de escrever.

    Abs e keep it up

    ResponderExcluir
  7. Homero,

    O aumento do diálogo entre os diferentes setores da sociedade faz parte de um processo de conhecimento social de longo prazo. Da mesma forma, a consolidação das estruturas sociais no sentido de aprovar a participação de cada elemento, cumpre um papel essencial na formulação das direções preferenciais no sentido da aproximação entre os seres. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a estrutura atual das organizações também promove a alavancagem das condições inegavelmente apropriadas para a menor distância entre os povos.

    A nível pessoal, a contínua expansão das atividades garante a contribuição de um grupo importante na disseminação do conhecimento inter-pessoal na sociedade da qual fazemos parte. Percebe-se, cada vez mais, que o entendimento das ligações afetivas aponta para a melhoria das formas de união. Finalmente, a crescente influência da mídia afeta positivamente a imediata reciclagem das interações, oferecendo uma interessante oportunidade para verificação a inter-conexão entre indivíduos aparentemente distantes.

    ResponderExcluir
  8. Já conhecia essa teoria dos 6 graus. Muito interessante!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Caro Aprendiz 1

    Muito bom, mas desconfio ser gerador de abobrinha ...

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Denise, justamente o blog que eu recomendei fala do Número Bacon!!

    Você no Pacaembu, como eu no Maracanã, esteve próximo a Paul, mas não se pode considerar que estivemos a UM grau, já que para chegar a ele, seriam necessário passar por 10 guarda-costas (HeHeHe), ou ter um contato!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. A teoria é muito interessante e eu fico cá pensando porque vc não tem
    o seu blog???!!

    ResponderExcluir
  12. Homero
    Quando o Paul esteve no Brasil cantando no Maracanã eu fazia assessoria p/plano de saúde (golden cross). Tive a oportunidade de estar com ele no camarin e tirei uma foto deste dia. Vou procurar a foto, pois nao era tempo de digital. Nao apertei a mao dele. Dei beijos e recebi, gostei muito.

    ResponderExcluir
  13. Curiosidade, e a quantos aperto de maos de Lula, Dilma, Neymar e Dorival Jr? Messi ou Ronaldinho?

    sds

    ResponderExcluir
  14. RAPAZ!! ESSE CARLOS ERA EU E JÁ TINHA ME ESQUECIDO DESSA HISTÓRIA....
    ABS.

    ResponderExcluir
  15. Vamos lá

    Lula ou Dilma
    Eu - Gabrielli - Lula ou Dilma
    2 Graus


    Neymar
    Eu - Filho de meu primo que estudou com Neymar - Neymar
    2 Graus

    Robinho
    Eu - Filho de meu primo - Neymar - Robinho
    3 Graus

    Messi
    Eu - Filho de meu primo - Neymar - Robinho - Ronaldinho - Messi
    5 Graus
    E
    por aí vai.....

    ResponderExcluir
  16. Olá Homero,

    Como prometido, publiquei hoje o texto sobre a Teoria dos Seis Graus de Separação e você é o personagem principal. Quando tiver um tempo, acesse o link abaixo para conferir:

    http://network4sales.blogspot.com/2010/09/sera-mesmo-que-todas-as-pessoas-no.html

    Claro que você ajudará muito se também divulgar aos seus amigos.

    Espero que você goste!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  17. Já postei.....

    Posso até recomendar, mas você viu o feedback que este seu amigo conseguiu até agora? Nenhum comentário foi postado a seu primeiro comentário no seu blog... Minha influência anda muito baixa....

    Abraço

    Homero Desanimado Ventura

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pela força.

    O pessoal é tímido ou preguiçoso na hora de postar um comentário. Mas se engana se pensa que sua influência é baixa. Em 24/09, dia seguinte que você enviou seu email abaixo, tive pelo menos meia dúzia de visitas no meu blog. Elas só podem ser associadas a sua indicação já que eu havia postado vários dias antes.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  19. Homerix

    Voce me ajudou. Pois isso significa que estou a 3 graus de Lula ou Dilma e a 6 de Messi

    Sds

    ResponderExcluir
  20. Repassando p/ casa p/ visitar o blog...Realmente muito interessante esta teoria... Aproveitando a onda das eleições, tenho 2 graus com Lula e talvez 3 com Dilma e/ou Serra...

    ResponderExcluir
  21. Interessante! Não conhecia.

    Pensando que estou a 1 grau do meu amigo escritor e em suas histórias reveladas, percebo que estou a poucos graus de pessoas que eu iamginava estar a 20 graus! Assim até posso acreditar que no máximo estou há 6 de todos...

    ResponderExcluir