-

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pague menos IR, legalmente!

ATENÇÃO!

Vale dinheiro vivo! Ou quase vivo!

Vamos lá!

Todo ano você declara o que pagou à sua Previdência Privada como dedução na alínea de Pagamentos a Previdência Privada.

E deixa de ter Imposto a Pagar referente àquele montante multiplicado pela alíquota a que você está sujeito, correto?

Pois bem, se você tem mais Investimentos em Previdência Privada além da de sua empresa, você também pode jogar como dedução na mesma alínea. A totalidade do montante dessa alínea, até um limite de 12% de seus Rendimentos Brutos, é dedutível para efeito de Imposto de Renda.

Estime rendimentos e da Previdência de sua empresa de seu contra-cheque de dezembro, e verifique se, no total dos 12 meses de 2012, há sobra entre:
      1. de um lado, 12% de seus Rendimentos Brutos e,
      2. do outro lado, o que se paga à Petros.
No caso de haver essa sobra, aconselho a pensar seriamente em fazer um investimento em um Plano de Previdência Privada em um banco qualquer, num montante similar à sobra calculada.

Isto claro, se você tiver uma outra sobra: a de dinheiro para investir.

E se não tiver, mas dispuser de um dinheirinho aplicado em renda fixa, por exemplo, acho que vale mesmo retirar deste último e aplicar naquele.

Esse dinheiro, multiplicado pela sua alíquota máxima de IR, 'retornará' em maio de 2010, quando você fizer a Declaração Anual de Rendimentos, na forma de menos imposto a pagar!!

Ah, para se ter direito à dedução, o investimento tem que ser do tipo PGBL. Aquele outro que se chama VGBL não se presta ao efeito.


Trata-se de uma forma legal e, ao mesmo tempo, legal (!), de se pagar menos imposto, neste país em que não se sabe direito para onde o seu imposto vai, além dos bolsos, cuecas e meias de certos políticos.

Se você já sabia desse mecanismo, parabéns; se não sabia, fique sabendo!

Eu mesmo, fiquei sabendo somente este ano, bobinho! E a coisa já é permitida há tempos!!

Abraço

Homero Prestando Serviço Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário