-

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Los Bife Facts - Uma Controvérsia

Refazendo meu post de aniversário, resolvi incluir uma linha sobre Los Bife
Fui nos alfarrábios do blog e encontrei esta polêmica
___________________________________________________________


Olhe bem esta foto!



Trata-se de uma foto promocional do Los Bife.

Seguro que seria uma excelente candidata para capa de disco, de cartaz, enfim.

Mas, veja o que aconteceu.


E o dilema do Felipe, que escreveu, em um dos sites da banda:

__________________________________________
 

        A foto acima uma vez foi a foto de perfil do Los Bife no MySpace, Orkut e afins. É uma foto brincalhona, está bem tirada, tem um visual legal... enfim, ela foi a escolhida! Depois de algumas semanas, recebi o seguinte comentário via scrap de orkut:      "Não gostei da alusão à suástica na foto." Meu queixo caiu. Abri imediatamente a foto no tamanho máximo e fiquei olhando durante vários minutos... Nada de suástica. Enviei a foto para um amigo. Ele falou:      "Olha só o céu na foto." Meu queixo caiu. PUTA QUE O PARIU. Realmente existe uma uma pseudo-suástica na foto, meio tortinha e tal, mas, porra, ela mais parece uma estrela ninja que uma suástica! E nosso vocalista é Judeu! "Vou deixar a foto lá!" , eu pensei. Se a nossa intenção não foi expressar anti-semitismo, por QUE eu deveria me preocupar? Hein? Por que eu deveria me preocuPAR? Naquela mesma noite, coloquei outra foto no lugar. Apesar de achar um absurdo      ouvirem coisas que não foram ditas,      lerem coisas que não foram escritas e      verem coisas coisas que não foram mostradas, eu fiquei com muito medo. Se um Judeu achou isso, muitos outros podem achar. E quem é que vai acreditar em mim? Desde então tenho pensado muito nisso... Até que ponto podemos controlar o que as pessoas vão achar do que você fala, escreve, canta, etc? É possível se expressar sem ofender ninguém? Será que eu deveria me importar?
    ____________________________________________________________________________ Pois é ... 

7 comentários:

  1. Mais de 50 comentários no link acima!!!

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    Todo mundo pode achar qualquer coisa ao observar um objeto, gesto, afloramento, canto, encanto, desenho, arte abstrata, arte de arteiro, impedimento no futebol, entrou não entrou...Depende do ângulo de observação, inspiração, expiração e da base de dados mental de cada um para decodificar e "achar". Da mesma maneira que alguém vê uma suástica, poderia ver uma ciranda, um banquinho, um PDCA, uma rosca, um propagatapas, enfim, o que se queira ou não queira. Veja essa do Jornal alemão, que achou que o nome daquele tatu fifesco, o fuleco, significa ‘ânus’...não vejo sentido, mas que rima, rima...não acha?

    ResponderExcluir
  3. Vale uma frase que li recentemente: "Sou responsável pelo que eu digo, não pelo que os outros entendem."

    ResponderExcluir
  4. Parece mais um shuriken (estrela ninja). Principalmente do muito bem repaginado tartarugas ninjas.

    ResponderExcluir
  5. Além disso, quem for à Índia vai achar que todos são nazistas por lá. A suástica é um símbolo milenar de sucesso e coisas boas, que Hitler resolveu usar, para invocar o sucesso para a "coisa boa" dele.

    ResponderExcluir
  6. É melhor ir pro mato cuidar das vaquinhas. Ih!!!! Irão pensar que tenho caso com elas... Esquece! Fica parado! Não se mexe! Respira baixo....! Tá difícil viver nos tempos modernos.

    ResponderExcluir
  7. Gente, achei a foto muito bacana e juro que não enxerguei uma suástica?! Consubstanciada no dito popular de que "a beleza está nos olhos de quem vê", pois é, eu acrescentaria "e a maldade também"!

    ResponderExcluir