-

sábado, 17 de maio de 2008

BBB - Os Advérbios e Os Numerais

The Beatles - Bob Spitz

Capítulo 4 - Os Advérbios e Os Numerais

Seguindo a saga gramatical ...



Pude notar o efeito dos advérbios em sua nobre função de ampliar a magnitude dos adjetivos, como em 'absolutamente maravilhoso', 'delicadamente eloqüente', 'explosivamente criativo', 'completamente sintonizado', 'inacreditavelmente avançado' e por aí foi. E notei também a elevação dos adjetivos à categoria de excepcional, sofisticado, ousado, psicodélico, surreal, artístico, inovador, mágico, épico, fantástico, primoroso, inimitável, incomparável, em junho de 1967 com o lançamento de 'Sergeant Peppers Lonely Hearts Club Band'. Depois que os Beatles saíram da cena dos shows ao vivo, eles ficaram meio que sumidos, não davam muita atenção à imprensa, que especulava sobre o fim do grupo, mas na verdade, eles meteram a cara no trabalho, dedicando-se, durante 5 meses, à elaboração do novo disco, bem mais que as 13 horas que dedicaram a 'Please Please Me'. Bem verdade é que meteram a cara também nas drogas. Se elas impactaram ou não sua criatividade, fica para cada um concluir. O fato é que, com aquele disco divisor de águas, os Beatles se colocaram definitivamente na história, responsáveis por um renascimento do rock, que, a partir de então passou a ter duas épocas: antes e depois de 'Sgt. Peppers'.
 Pude conferir novamente o poder dos numerais: mais que adjetivos, advérbios e substantivos, são eles que mais impressionam na história dos Beatles.

  Nos cardinais, a lista vai das unidades ao bilhão, todos números imbatíveis até então, numa carreira de pouco mais de sete anos, muitos deles não superados até hoje: o equivalente a 15 LP’s; duas centenas canções próprias gravada; milhares de fãs na recepção em aeroportos e estações; milhares (mesmo!) de garotas satisfazendo-lhes as necessidades, como direi, fisiológicas; dezenas de milhares de pagantes em estádios; centenas de milhares de fãs acompanhando pelas ruas; cada lançamento com milhões de discos vendidos, fossem compactos ou LP's; dezenas de milhões de espectadores na TV americana; centenas de milhões de fãs em todo mundo,   e finalizando com o espetacular numeral de um bilhão de discos vendidos na história, recorde presente no Guinness, este alcançado depois do fim do grupo. 


Nos numerais ordinais, depois do 17º lugar na parada inglesa em seu disco de esstréia, o numeral mais constante é o deles, aliás esta foi também a vez que uma banda atingiu tal colocação assim logo de cara. Vamos lá: banda a gravar um LP só de composições próprias (e houve outros 10), banda com todos os membros compositores, instrumentistas e cantores, banda a tocar num estádio, banda a lançar um disco com as letras das canções impressas, banda a promover um disco com um vídeo-clip; banda a gravar com sintetizador; banda a ocupar sete dos 10 primeiros lugares da parada americana (*); banda a ter 11 primeiros lugares consecutivos na mesma parada (*); banda a fazer um filme em longa-metragem; banda a usar instrumentos de orquestra, e instrumentos indianos numa gravação de rock; banda a ter um show transmitido ao vivo pela televisão, para os quatro cantos do planeta, e por que não, banda a fazer um show ao vivo em cima de um telhado. 



(*) e nenhuma outra até hoje ....


Os Capítulos


1. Razão de ser do Projeto BBB



2. Antes do Sucesso



3. Os Substantivos e Os Adjetivos



4. Os Advérbios e os Numerais



2 comentários: