-

sexta-feira, 20 de julho de 2007

QTPTM - Um Hábito de Higiene

Pré-requisitos para leitura .... ou quase


 Bem, acabei divagando, desviando um pouco do tema central, afinal, fica difícil ficar o tempo todo falando sobre pescoço. Além disso, foi bom para compartilhar minhas experiências e seria injusto com a Turquia um relatório fazendo unicamente uma ode a suas modernas privadas. 

Antes de falar na solução turca, cabe um preâmbulo sobre o tema, que remonta aos tempos de minha adolescência. Meu pai sofreu muito com uma doença típica do pescoço: a hemorróida (bem, se você não teve tempo de ir ao dicionário e ainda não havia entendido o que eu estava querendo dizer com ‘pescoço’, acho que agora fez-se a luz, caiu a ficha, não?!). E teve que operá-la.

A operação foi difícil, a recuperação dolorosa, e a lição aprendida com o médico que o operou: após a evacuação, evitem o uso de papel higiênico seco para limpar o pescoço! No mínimo, molhem-no antes da aplicação ou, se tiverem bidê, usem a ducha do bidê para o efeito, afinal ela foi feita para isto, deixando o papel apenas para uma leve apalpadinha, para secagem do pobre pescoço. Lembre-se que ele estava em sua situação mais frágil, acionado que fora pelos músculos esfincterianos. Por mais que os modelos mais leves de papel higiênico sejam mais fofos, menos ásperos, perfumados até, o pescoço sempre sentirá o atrito do papel, abrindo caminho para a formação da escara. A água é fundamental para a preservação do pescoço. Passada a mensagem, adquiri o hábito, não tenho vergonha alguma de admitir. Depois, com as construções modernas e menos espaçosas, houve a substituição do bidê pela famosa duchinha, que faz a mesma função. Lá se vão mais de 30 anos e meu pescoço vem sendo tratado à base de muita água, fria ou morna, dependendo do sistema de aquecimento disponível. 


Quer dizer, com um hiato de 4 anos, em que morei nos Estados Unidos, onde não há ralos nos banheiros, muito menos bidê, coisa de francês chique. Como não consegui fazer nenhum encanador americano (ou bombeiro, para os cariocas) entender o que eu queria dizer com duchinha, lá se foram quatro anos à base de papel higiênico molhado na torneira da pia, com toda a dificuldade logística associada. 

Enfim, sobrevivi. E o pescoço ainda segue incólume, preservado.

Todos  os episódios de QTPTM


1. A Ideia 
2. Um Estado Laico

3. Istanbul 
4. O Expresso da Meia Noite 
5. Ankara e a Língua 
6. Um Hábito de Higiene (este)
7. A Solução Turca 
8. O Original Árabe 
9. A Evolução Oriental 



 

Um comentário:

  1. Como engenheiro acho esta solução muito mais funcional que o Bide, é mais higiênica.. intitulei de ducha erótica... genial, dá muita mobilidade e intensidade (regulável)... é bom!!!!!
    Paulus

    ResponderExcluir